Como foi o uso de novas tecnologias para fazer o Censo 2022? Os resultados disso e de outros procedimentos analisados no teste do Censo no município catarinense de Tigrinhos, feito a partir de novembro do ano passado, serão divulgados na manhã desta quinta-feira (17), pelo IBGE. A apresentação das informações pelo chefe da instituição em SC, Roberto Kern Gomes, será às 10h, na Câmara de Vereadores do município do Oeste.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nesse mesmo horário, o IBGE divulgará resultados dos testes feitos nas demais 26 unidades da federação. O objetivo foi avaliar os procedimentos planejados para a realização efetiva do Censo 2022, cujos dados serão coletados em todo o país no período de agosto a outubro deste ano.

Segundo a instituição, serão divulgados todos os dados apurados no teste feito a partir do começo de novembro de 2021, como se fosse o censo oficial. Entre os dados, estarão população recenseada, população por sexo, idade, total de endereços visitados, total de entrevistas por cada modalidade e taxa de não resposta.

A exemplo das informações do censo oficial, os dados são sigilosos e usados apenas para o trabalho do IBGE. Quando for feito o censo oficial, Tigrinhos será novamente pesquisado juntamente com os demais municípios de SC.

Continua depois da publicidade

Naquela fase, foi possível testar equipamentos móveis de coleta, uso de e-mail para entrevistas, agendamento telefônico, entrevistas pessoais, distanciamento e proteção para prevenir a Covid-19, o novo uniforme e até o trabalho de observadores que vieram do Rio de Janeiro para acompanhar a apuração no município.

Apesar de ser distante de Florianópolis em nove horas de automóvel, Tigrinhos foi escolhido porque tinha as condições técnicas necessárias para integrar a amostra do Censo 2022.

Com economia voltada à agropecuária, o município tinha 1.757 moradores no Censo de 2010, sendo um dos menos populosos de SC. Estava na 289º colocação em número de habitantes, de um total de 293 municípios. Quanto à economia, o PIB per capita estava à frente de quase 100 municípios.