O resultado do primeiro turno da eleição, com resultado acima do esperado para o governo de Jair Bolsonaro e partidos de direita, além da alta superior a 4% nos preços internacionais do petróleo devido à promessa de corte na produção para melhorar preços animaram a B3, bolsa de valores do Brasil, nesta segunda-feira. O principal índice da instituição, o Ibovespa, chegou a subir 4%, chegando a 114.434 pontos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Boa parte do setor empresarial brasileiro costuma dizer que as mudanças econômicas no país acontecem devagar porque o Congresso Nacional é de centro. Neste domingo, o país elegeu um congresso ainda mais de centro, com maior número de parlamentares alinhados à direita.

Isso significa que, independentemente de quem vencer a eleição, será mais difícil aprovar mudanças econômicas que integram pautas de esquerda, como alterar as reformas trabalhista e da Previdência, aprovadas nos últimos anos. Planos assim foram citados pelo ex-presidente Luíz Inácio Lula da Silva durante a campanha, o que deixou o mercado apreensivo.

Outro fato que animou o mercado foi a diferença, nas urnas, menor do que indicavam as pesquisas entre o ex-presidente Lula e Bolsonaro. Significa que haverá um segundo turno mais acirrado e as chances de o presidente se reeleger cresceram.

Continua depois da publicidade

A alta do Ibovespa resulta, também, da maior procura de ações da Petrobras devido ao aumento dos preços do petróleo no exterior. A Opep, organização que reúne os países produtores de petróleo anunciou que vai reduzir a produção para melhorar os preços.

Outra motivação é que a possibilidade de reeleição de Bolsonaro pode resultar em mais privatizações de estatais. Isso não é esperado num novo governo de Lula.