A empresa Renovigi Energia Solar, de Chapecó, escolheu o estado do Ceará para sediar a sua fábrica de geradores de energia solar para atender as regiões Nordeste e Norte do país. A unidade ficará dentro do complexo industrial e portuário do Pecém para facilitar a logística. O acordo foi assinado por executivos da Renovigi e o governador do Estado, Camilo Santana, na última sexta-feira.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Além da facilidade logística e do mercado promissor, pesou na decisão o fato de o governo cearaense ter assinado um memorando de entendimentos (MoU) para fomentar o desenvolvimento de uma cadeia de geração de energia por meio de fontes renováveis. O projeto da empresa inclui um centro de distribuição dentro do porto. A nova unidade deverá produzir cerca de 600 sistemas de geração por mês, 7,2 mil por ano.

Fundada em 2012, a Renovigi é líder nacional na fabricação de sistemas fotovoltaicos. Já tem mais de 1 milhão de painéis solares instalados no Brasil e uma rede de nove mil agentes para instalações. No Nordeste, a empresa tem 535 credenciados, isto é, parceiros e integradores da empresa para a venda direta a clientes.

Renovigi abre unidade de kits de geração solar no Nordeste e projeta faturar R$ 1,2 bilhão

Continua depois da publicidade

De acordo com o presidente da Renovigi, Gustavo Martins, a escolha do Ceará foi estratégica para a empresa tanto pelos programas de incentivo para energias renováveis, como também pela infraestrutura. A unidade produtiva dentro do complexo portuário facilitará que a matéria-prima chegue da Ásia pelos navios que atracarão no porto.