Entre os projetos que entraram na pauta do Congresso Nacional como urgentes está o marco legal dos games. Segundo o relator da matéria, o deputado federal catarinense Darci de Matos (Dem), a previsão é de que o projeto será votado no esforço concentrado do final deste mês e início de setembro.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Autor do projeto, o deputado paulista Kim Kataguiri (Dem) diz que a proposta prevê a redução da tributação sobre jogos eletrônicos, propõe isonomia tributária, incentiva o uso nas escolas para fins didáticos e na reabilitação de saúde, entre outras funções.
Esses benefícios, no entanto, não são incluídos para jogos eletrônicos do grupo de máquinas caça-níquel e outros jogos de azar. O projeto de lei prevê ao setor tributação semelhante a do setor de informática. Se for aprovado no Congresso, poderá entrar em vigor ainda este ano, 30 dias após a publicação.

Segundo Darci de Matos, esse projeto é importante para o país porque o setor de jogos eletrônicos é um dos que mais crescem no mundo, na área de entretenimento. Dados da Newzoo1, esse setor tem crescido, em média, 10% ao ano, já tem mais de 2,4 bilhões de usuários no mundo e soma receita de US$ 148 bilhões. Por isso, ele observa que diversos países estão criando políticas diferenciadas para desenvolver o setor.
Continua depois da publicidade
De olho nessa expansão internacional, o Costão do Santinho Resort lançou em meados de 2021 o Hub Costão Games, HubCG, um polo de desenvolvimento de jogos dentro do complexo do resort. O projeto, com participação de investidores privados, visa aproveitar o perfil da economia de Florianópolis, voltado à tecnologia e que já conta com empresas na área de desenvolvimento de games.
Leia também
Costão do Santinho Resort vai sediar polo de games
Maior evento de videogames do Sul do Brasil em Florianópolis