Em assembleia virtual nesta sexta-feira, a Rede Intergovernamental para Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (Rede PPP) elegeu seu novo conselho de administração. A presidência ficou com o Rio Grande do Sul, que foi representado na assembleia pelo secretário adjunto de Parcerias do Rio Grande do Sul, Gabriel Ribeiro Fajardo. O Rio Grande sucede Santa Catarina, que estava na presidência quando era representada por Ramiro Zinder, executivo que exercia cargo comissionado na gestão estadual anterior. Os mandatos são de dois anos, com revezamento entre os estados.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Agora, Santa Catarina optou por não integrar o conselho, mas fará parte da diretoria da Rede PPP, informou o diretor de Desestatização e Parcerias do Estado, Renato Lacerda. Segundo ele, SC é sócio fundador da rede e os representantes catarinenses atuais são ele, mais a gerente de Parcerias e Concessões, Alessandra Rizzotto e o consultor de PPPs da SCPar, Maurício Mello, que atua na diretoria, vinculada à Secretaria de Estado da Fazenda.
Renato Lacerda destaca que os projetos de PPPs do Estado seguem em andamento, cada um com estudos específicos de acordo com as demandas consideradas necessárias para os serviços que visam atender. Entre esses projetos, está o do complexo hospitalar que está sendo reavaliado pela Secretaria de Estado da Saúde.
Ainda sobre o novo conselho da Rede PPP eleito na assembleia de ontem, a vice-presidência ficou com o Mato Grosso do Sul, que foi representado pela secretária do Escritório de Projetos Especiais, Eliane Detoni. Também integram o conselho os estados de São Paulo, Bahia e Tocantins.
Continua depois da publicidade
A Rede PPP é uma entidade voluntária para trocar informações e, assim, proporcionar maior desenvolvimento por meio de investimentos via parcerias público-privadas (PPPs). Esse modelo de gestão mista surgiu no Reino Unido para acelerar e melhorar investimentos públicos. A propósito, nesta semana foi realizado no Panamá o encontro PPP Américas, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no qual Renato Lacerda representou SC.