A RD Station, até 2020 conhecida como Resultados Digitais, anunciou que vai investir R$ 100 milhões ao longo de 2021. E, desse total, uma parte será para a contratação de 200 profissionais no Brasil e exterior – divididas entre 40% em cargos técnicos e 80% na matriz da empresa, em Florianópolis, podendo ser presenciais ou remotas, explica o co-fundador e diretor de tecnologia (CTO) da empresa, Bruno Ghisi. A outra parte do investimento será para a área de produto, com aquisições ou aprimoramentos das soluções oferecidas atualmente.
Continua depois da publicidade
– Entre os técnicos que buscamos estão profissionais graduados em engenharia da computação, sistemas de informações, ciência da computação ou de outras áreas. A gente contrata também pessoas sem formação específica, mas que atuam no desenvolvimento de software. Além disso, estamos contratando designers de produtos e gerentes de produtos. São as pessoas que ajudam a entender as dores dos clientes e adaptar para o produto digital – explica Ghisi.
Marco Legal das Startups é aprovado no Senado; sugestões de SC são incluídas
Setor de tecnologia de SC abre 2,5 mil novas vagas no ano da pandemia
Embora ofereça a opção de trabalho remoto, a expectativa da RD é contratar mais técnicos da região de Florianópolis, onde diversas universidades formam profissionais com elevada qualificação. O próprio Ghisi é egresso da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde fez graduação em sistemas de informação e mestrado em computação.
Continua depois da publicidade
No exterior, a RD – que uma das referências do mercado brasileiro em soluções digitais para médias e pequenas empresas – abriu sete vagas para as operações na Colômbia e México, de olho na expansão internacional. Os demais postos de trabalho no Brasil serão para as áreas de vendas, atendimento, gestão de talentos e outras. Três são para portadores de necessidades especiais. Ghisi tranquiliza candidatos que ainda não são muito experientes.
– Na RD a gente tem uma escola muito boa para desenvolver pessoas. Ajudamos a desenvolver habilidades que as pessoas necessitam para suas funções. Temos um time grande. A gente entende que todos estão em desenvolvimento e o que a gente mais busca são pessoas adequadas aos nossos valores culturais, que estão no nosso código de cultura – afirma o empresário, ao destacar que a empresa também valoriza a diversidade.
Quanto aos produtos que oferece ao mercado, a empresa, que acaba de completar 10 anos e emprega 650 pessoas, conta com o RD Station Marketing, sistema de automação em marketing que é líder na América Latina, e o RD Station CRM, voltado para a gestão de vendas. Para este ano, o plano é investir em aquisições que acrescentem novas capacidades para essas soluções existentes aos clientes ou que possam aprimorar os serviços oferecidos pelos dois sistemas já em atividade, explica Ghisi.
– O que a gente quer é continuar entregando valor aos nossos clientes, seja melhorando os produtos atuais ou oferecendo outros – afirma ele.
Continua depois da publicidade
No ano passado, apesar da pandemia, a empresa cresceu 40% em faturamento e o número de clientes saltou de 15 mil para 25 mil. Ghisi observa que o segundo trimestre foi difícil porque o mercado como um todo sofreu com o isolamento e adaptação à pandemia, mas o segundo semestre surpreendeu, porque muitas empresas precisaram melhorar suas atividades no digital, o que elevou a demanda da RD. Isso exigiu inclusive a contratação de mais pessoas no período.
Segundo ele, no começo deste ano a RD continua com demanda elevada, algo parecido com a segunda metade do ano passado. O investimento, que está sendo feito agora com recursos do último aporte que a empresa recebeu, os R$ 200 milhões no final de 2019, mostra que está preparada para seguir na trajetória de crescimento, observa diretor.