Empresas e pessoas físicas que têm dívidas com o governo do Estado contam com prazo até o dia 28 deste mês, sexta-feira da próxima semana, para aderir ao Programa Catarinense de Recuperação Fiscal (Prefis), para quitar dívidas com ICMS e IPVA. É bom o contribuinte ficar atento por dois motivos. Um é que todo mundo deixa para a última hora e pode haver dificuldade para o sistema atender muitos ao mesmo tempo. Outro motivo é que o governo prometeu não lançar novos programas assim porque esse tipo de iniciativa prejudica quem recolhe os impostos no prazo.
Continua depois da publicidade
Expansão
A rede Unilar, varejista de móveis e eletrodomésticos de Santo Amaro da Imperatriz comanda pelos irmãos José Mário da Silva e Alexandre José da Silva, inaugura a quarta loja da rede nesta sexta-feira. É a estreia em Florianópolis. A nova unidade, sediada na Avenida Ademar Gonzaga, no Itacorubi, tem mil metros quadrados e gerou 15 novos empregos diretos. A Unilar nasceu de uma oficina de bicicletas, há mais de 50 anos e segue vendendo esses produtos. Conta com lojas em Santo Amaro, Palhoça e São José.
BRF investe
No seu primeiro compromisso oficial como presidente global da BRF, Lourival Luz visitou terça-feira e ontem as cidades onde nasceram as marcas Sadia e Perdigão em Santa Catarina. Ele anunciou investimentos superiores a R$ 50 milhões nas operações em Concórdia e Videira, respectivamente.
— Temos um plano robusto para Concórdia e Videira este ano. Vamos modernizar as linhas de produção, revitalizar sistemas de segurança e fazer a manutenção geral das atividades, de modo a assegurar a qualidade em todas as etapas do processo – afirmou Lorival, que disse ter grande admiração pelo que foi construído nesses dois municípios.
Tipo exportação
Forte no setor de alimentos, SC também exporta subprodutos. Um exemplo é farinha e óleo de pescados. A empresa Agroforte, de Biguaçu, reaproveita proteína de pescados do Estado, industrializa e vende para diversos países. Entre os clientes estão Chile, Argentina, Panamá, Sri-Lanka, Taiwan, Bangladesh e Vietnã. A Agroforte tem capacidade para processar até 300 toneladas de resíduos de peixes por dia. A farinha e o óleo são usados para fazer ração para cães, gatos e peixes.
Continua depois da publicidade