Três brilhantes chefs de cozinha assinaram pratos no menu em noite de harmonização de cafés com produtos brasileiros há pouco mais de uma semana (dia 19), no restaurante Ostradamus, em Florianópolis. Alex Atala, o anfitrião Jaime Barcelos e a jovem manezinha Tarciani Harger, que faz sucesso com sobremesas nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Tarciani atua há oito anos no restaurante Soby’s New South Cuisini, na cidade de Greenville, estado de Carolina do Sul. Foi lá que ela criou uma sobremesa em forma de pinha que em abril deste ano foi eleita uma das 10 melhores dos Estados Unidos.

Sobremesa em forma de pinha, que foi servida em Floripa

Ela aceitou o convide do chef Jaime Barcelos para participar do programa Rotas Gastronômicas do grupo de café 3 Corações. Trouxe para sobremesa a premiada pinha, que é recheada com bolo de chocolate, musse de chocolate e revestida com um crocante de chocolate. O café, tema do evento, entrou na calda quente de capuccino.

Alex Atala fala de “sociobiodiversidade” em evento de cafés e ostras em Florianópolis

Continua depois da publicidade

A ideia de sobremesa em forma de pinha surgiu quando viu uma pinha durante corrida, esporte preferido dela por lá. Associou com a saborosa “nega maluca” brasileira. Incluiu o bolo de chocolate dentro da pinha e a cobertura do bolo, como calda quente servida separada para uma sobremesa de inverno. Em abril deste ano, essa criação ficou entre as 10 melhores do país.

– No ano que lancei essa sobremesa, inscrevi no concurso e ela ficou entre as 17 mais votadas no concurso nos Estados Unidos. Este ano eu reformulei a receita e voltei ao concurso. Ganhei entre as 10 melhores sobremesas do ano – comemora a chef.

Ela trabalha nos EUA, na área de gastronomia, há oito anos. Começou em Greenville, no restaurante Soby’s, onde atua até hoje.  

– Eu nunca tinha trabalhado nessa área. Em quatro meses, ganhei minha promoção de chef de sobremesas. Comecei a estudar, aprender novas técnicas de forno, pesquisei muito. O Sobys é o restaurante mais antigo da cidade, serve comida super tradicional. A gente atende uma média de 500 pessoas por dia e, nos fins de semana, o dia inteiro, ultrapassa mil pessoas – conta Tarciani Harger.

Continua depois da publicidade

Casada com um brasileiro que tem empresa na área de design de interiores, Tarciani Harger está feliz com a trajetória que já desenvolveu nos EUA. Segue estudando o mundo das sobremesas, sempre atenta a criações diferentes com ingredientes e formulações brasileiras. Segundo elas, são menos doces que as americanas. Com certa frequência, vem ver a família em Florianópolis e aproveita para conviver com o mundo da gastronomia catarinense e do Brasil. Mais criações dela estão nas redes sociais. No Instagram, está com tarcianih.

Alex Atala, Tarciani Harger e Jaime Barcelos no Ostradamus Foto: Repredução Instagram