Desde que decidiu marcar presença maior no mercado catarinense, em 2018, a Fruki Bebidas, empresa do Rio Grande do Sul que completará 100 anos em 2024, registra crescimento acima da média no Estado. Por isso aproveitou a Exposuper, na última semana, em Balneário Camboriú, para apresentar nova marca institucional e revelou para a coluna que investirá em centro de distribuição na Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

De acordo com o diretor comercial da companhia, João Miranda, até o final deste ano a Fruki vai abrir um novo CD no Estado, na região de Florianópolis, que reforçará as condições de distribuição, hoje atendidas pelo CD de Blumenau. Segundo ele, deverão ser abertos de 15 a 20 novos postos de trabalho diretos e o valor do investimento ainda não está definido porque a empresa avaliará se vai optar por locação ou unidade própria.

Com um portfólio de 88 produtos (SKUs),  incluindo linhas de refrigerante Fruki, refrescos Frukito, Sucos Com Tem, energético Elev, água mineral Água da Pedra e cervejas Bellavista, a empresa registrou em 2022 crescimento de vendas de quase 50% no mercado de SC. E no primeiro semestre deste ano, deve fechar receita 36% maior frente ao mesmo período de 2022.

– Hoje, Santa Catarina representa quase 20% do negócio Fruki em volume e, em torno de 14% do faturamento – informa Miranda.

Continua depois da publicidade

A empresa registra maior crescimento nas linhas de refrigerantes e energéticos. Segundo o diretor, cada vez mais pessoas optam por tomar um pouco de energético para ficar mais alertas em determinadas atividades do dia a dia, como reuniões, viagens e outras.

No caso dos refrigerantes Fruki, há influência da força da marca de quase 100 anos, que passa de avô para neto e, também, o fato de Santa Catarina receber muitos turistas, que gostam de experimentar produtos regionais. Para o inverno, a empresa relançou, o Fruki Guaraná Berga, produto sazonal com aroma e um pouco de suco da bergamota.

– O Guaraná Berga deu certo porque a bergamota (tangerina) é um produto de inverno. Isso acrescenta ao portfólio para o nosso consumidor e gera sempre um gostinho de quero mais – analisa o diretor.

Fábrica de R$ 174 milhões no RS

A Fruki Bebidas vai entrar no seu segundo século, em 2024, com uma nova fábrica na região de Lajeado, Rio Grande do Sul, onde tem sua matriz. Com investimento de R$ 174 milhões e equipamentos de ponta vindos da Alemanha, vai inaugurar a unidade em novembro deste ano.

Continua depois da publicidade

Essa nova fábrica permitirá à empresa ampliar em 48% a sua produção. Isso vai se refletir também em melhor oferta regional. Segundo o executivo, o novo CD na Grande Florianópolis vai permitir à empresa ofertar de 35% a 40% mais produtos no mercado catarinense.