Carta ao setor financeiro e ao governo estadual foi protocolada nesta sexta-feira (24) pelo Sebrae SC alertando que 390 mil pequenos negócios, cerca de 36% do total do Estado, foram atingidos pelas chuvas e precisam, com urgência, de crédito acessível para retomar as atividades. Segundo o Sebrae SC, a instituição, a situação e grave. Do total, 57% são Microempreendedores Individuais (MEIs), 36% são microempresas e 7%, empresas de pequeno porte.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A correspondência foi para o presidente do Badesc, Ari Rabaiolli, ao presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, ao superintendente estadual de Varejo do Banco o Brasil, Rafael Alesi, e ao superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Rodrigo Canani Medeiros. Foi também ao governador Jorginho Mello.
Quem assinou o documento foram o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae SC, Renato Campos Carvalho, e o superintendente em exercício da instituição, Anacleto Ortigara. Eles destacam que essa demanda é “urgente e fundamental” para o restabelecimento das atividades econômicas dessas empresas que foram atingidas pelas águas.
– Para que haja a recuperação econômica e a restauração do tecido empresarial catarinense é fundamental que as instituições trabalhem unidas e tenham como prioridade a missão de apoio aos pequenos negócios. O Sebrae SC faz esse movimento para ressaltar a importância do trabalho conjunto nesse momento de crise, já que o acesso a crédito é a principal demanda dos empresários para que possam retomar a operação de seus negócios – destaca Renato Carvalho.
Continua depois da publicidade
O Sebrae se propõe a ajudar no que pode, que é disponibilizar técnicos e consultores para realizar as análises e levantamentos de dados financeiros e de gestão das empresas para embasar melhor as liberações de crédito e agilizar esse processo, informa Ortigara. A instituição pode ajudar também na organização dos documentos necessários.
– Depois que as linhas de crédito forem disponibilizadas, vamos garantir todo o apoio ao empresário para que ele tenha acesso aos recursos e para que façam a aplicação de maneira adequada e estratégica – disse o superintendente.
Os líderes do Sebrae SC também estão reforçando essa urgência do setor produtivo ao presidente do conselho do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo, e ao presidente da instituição no país, Décio Lima. Segundo Renato Carvalho, o esforço da equipe da instituição é para que as empresas tenham apoio nessa fase porque estão necessitando para se recuperar.
Governo publica MP do Pronampe Emergencial SC, mas crédito será liberado após o decreto
Na sexta-feira, o governo do Estado publico Medida Provisória que cria o Pronampe Emergencial SC. Mas a liberação dos empréstimos depende da publicação de decreto sobre o programa por parte, também, do governo estadual.
Leia também
Atingidos por chuvas compram a prazo no comércio para repor perdas, informa varejista
Negócios com a Argentina seguem, mas com maior atenção, diz presidente de câmara da Fiesc
Como SC planeja arrecadar mais sem elevar alíquota de ICMS
Indústrias do Sul lideram práticas para reduzir a poluição do ar, mostra pesquisa CNI
Facisc sugere isenções e crédito emergencial a empresas atingidas por chuvas em SC
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Continua depois da publicidade