Produção indústria requer oferta de energia de qualidade. Pesquisa inédita realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apurou que para 71% das empresas do setor na Região Sul, a qualidade da energia foi avaliada como excelente e boa. A pesquisa apurou que, na média nacional, 53% das empresas avaliaram como excelente e boa a disposição desse insumo para seus negócios, 28% consideraram regular e 18% como ruim ou péssima.  

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Considerando as regiões, nos estados do Sudeste, 52% das empresas ouvidas avaliaram a qualidade da energia como ótima ou boa. No Norte, Centro-Oeste e Nordeste, somente 36% fizeram essa avaliação positiva para a disposição do insumo.

Quem fez essa sondagem foi o Instituto de Pesquisa em Reputação e Imagem (IPRI) da FSB Holding. Foram ouvidos 1.002 executivos de empresas no período de 30 de abril e 24 de maio de 2024.

A CNI fez uma pesquisa ampla sobre energia com os empresários. Uma das perguntas foi sobre os itens que mais impactam na conta de luz. A resposta de 78% dos entrevistados foi a alta carga tributária. As empresas apontaram também períodos de seca (29%), custo de transmissão (27%), subsídios pagos na conta de luz (17%) e custo de geração de energia (16%).

Continua depois da publicidade

Leia também

Como o real garantiu a sonhada estabilidade e mais avanços para a economia brasileira

“A economia diversificada de Joinville é uma fortaleza”, diz o novo presidente da Acij

Multinacional oferece bolsas para alunos da UFSC em parceria com o Fundo Catarina

Cada município pode criar a sua agência de atração de investimentos

Feira em Balneário Camboriú vai apoiar marcas de moda do RS afetadas pela enchente