Sobremesa versátil e globalizada, o sagu tem esse nome porque manteve a mesma denominação das pétalas comestíveis de uma planta asiática, o saguzeiro, de nome científico Metroxylon sagu. Mas a bolinha gelatinosa passou a ser feita com batata na Europa e com mandioca no Brasil. Atualmente, a maior fabricante mundial de sagu é a empresa Cassava SA, de Rio do Sul, Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O sagu é uma das dezenas de produtos alimentícios ou não feitos com mandioca pela Cassava, empresa que, com pesquisa e inovação, tem se tornado uma referência mundial na oferta de matérias-primas de alta qualidade para várias indústrias, principalmente alimentícias.
Veja mais fotos sobre a Cassava no espaço da Fiesc:
Essa liderança em sagu foi destacada pelo presidente da companhia, André Odebrecht, em apresentação sobre os 70 anos da empresa, sexta-feira (19), na reunião na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Os produtos também estão expostos no espaço de exposição da indústria, no terreo da Fiesc.
Continua depois da publicidade
– Somos o maior fabricante de sagu do mundo. É um produto que veio ao Brasil com a imigração alemã. Eles faziam com batata inglesa e passaram a fazer aqui com mandioca. Nós começamos fazer sagu de mandioca na origem da Cassava, em 1954. Atualmente, somos líderes no mercado brasileiro e exportamos principalmente para os Estados Unidos, toda a América Latina e um pouco para a Europa – destaca André Odebrecht.
Com quatro fábricas no Brasil, situadas em Rio do Sul, (SC), Paraná e Mato Grosso do Sul, a Cassava processa mais de 900 toneladas de mandioca por dia. O sagu está no grupo de amidos especiais. O empresário explica que é um produto natural, livre de glúten, de aditivos químicos, não alergênico e não geneticamente modificado.
O doce de sagu, na Região Sul do Brasil, é feito principalmente com vinho tinto e é servido com creme de baunilha. Mas nas demais regiões do Brasil e do mundo é feito mais com suco de laranja, de frutas vermelhas, leite, abacaxi e outros produtos. Nos EUA, por exemplo, é mais usada a baunilha.
Descoberta pelos indígenas, do Tupi-Guarani mãdi-og, a mandioca é uma raiz versátil. Com alta tecnologia, proporciona uma série de aplicações para produtos especiais de alimentos e outras indústrias. Dela é feita, por exemplo, cola especial para sacos de papel e goma para fios têxteis.
Continua depois da publicidade
Pesquisas intensivas nos últimos anos permitiram à empresa de SC avançar na oferta de produtos diferenciados, como linhas de matérias primas de dextrinas e pré-géis, maltodextrinas, mix para pão de queijo e a linha C700, com sete produtos nutricionais, em especial farinhas, incluindo uma orgânica. A partir deles, a Cassava lançou farinhas, massas e snack para o varejo com a marca You-Ka!
Leia também
Empreendimento que tem Livia Andrade como embaixadora é lançado na Serra de SC
Chapecó convida para investir no novo distrito industrial Luiz Henrique da Silveira
Logistique Summit em Balneário Camboriú terá palestras de Temer, Jorginho e empresários
SC alcança 11% do total emprestado pelo BNDES no primeiro trimestre
Cauã Reymond vai lançar empreendimento imobiliário de alto padrão em SC; veja onde
Empresa de SC que fornece software até para arranha-céus contrata diretor de receita