Santa Catarina encerrou o primeiro bimestre do ano com a criação de 36.026 novos postos de trabalho, atrás apenas de São Paulo, que abriu 83.597 novas vagas. O destaque foi a indústria, que alcançou saldo de 20.587 vagas nos meses de janeiro e fevereiro.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O Estado criou 19.683 novos postos de trabalho formais em fevereiro, com liderança dos serviços. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho.
No mês, os serviços lideraram com saldo positivo 9.963 empregos. Na sequência, veio a indústria com 5.864 novas vagas, a agropecuária com 2.074, construção civil criou 1.550 e o comércio com saldo positivo de 232 novas vagas.
O governador Jorginho Mello, que participou nesta quinta-feira de assinatura de parceria da Nestlé com a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) para formação técnica de profissionais, comentou o avanço de SC na geração de novos postos de trabalho.
Continua depois da publicidade
Para o governador, SC segue destaque nacional no emprego porque é um estado diferenciado, que oferece segurança para os investimentos e tem compromisso com o trabalho. Ele disse também que o governo vai trabalhar para atrair mais investimentos.
O maior nível de contratação da indústria nos primeiros meses do ano é normal em SC. Os destaques foram os setores de confecções, têxtil, couro, calçados e construção civil.
Na análise do presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, o Estado tem na indústria seu grande vetor de desenvolvimento. O bom resultado no emprego está ligado à diversidade produtiva catarinense, com elevada competitividade e presença internacional.
Os municípios que mais criaram vagas em fevereiro foram: Joinville (1.973), Itajaí (1.612), São Joaquim (1.088), Jaraguá do Sul (1.051), Fraiburgo (688), Chapecó (663), Gaspar (634), Blumenau (553), Palhoça (543) e Concórdia (513).
Continua depois da publicidade
Esses dados mostram que o setor industrial e as colheitas de maçã e de grãos lideraram as contratações no mês passado. Cidades do litoral, com mais serviços de temporada de verão tiveram desemprenho mais baixou ou negativo no emprego. Florianópolis criou 384 vagas, Lages (256), Criciúma (150), Itapema (314), São José (-75) e Balneário Camboriú (-139).
Leia também
Plano de ajuste fiscal de SC soma R$ 4,3 bilhões entre cortes e novas receitas
Nestlé Purina anuncia curso de capacitação com 150 vagas para nova fábrica no Oeste de SC
Gasolina e etanol passam a ter valor fixo de ICMS de R$ 1,4527 em julho
Nova lei de licitações entra em vigor em abril e prefeituras precisam se adaptar