Com retomada plena após a pandemia, a 39ª edição do Festival de Dança de Joinville, encerrada sábado, teve presença de público recorde, estimam lideranças da prefeitura de Joinville. Os dados que vão comprovar o tamanho do evento devem ser divulgados esta semana, mas tanto o prefeito Adriano Silva, quanto a vice-prefeita Rejane Gambin, presentes sábado no Centreventos Cau Hasen, projetaram público superior a anos anteriores.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
– Este foi o maior Festival de Dança de todos realizados em Joinville. Pela primeira vez, tivemos todas as noites com plateia lotada – disse o prefeito.
Ele atribui esse público maior ao fato de ser o primeiro sem restrição de público desde o início da pandemia e ao fato de catarinenses os brasileiros estarem viajando mais pelo país em função dos problemas sanitários. O custo alto de viagens ao exterior devido ao câmbio também ajudou.
Conforme Adriano Silva, o evento fortalece o setor de serviços do município que em 2021 teve crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) superior à média de Santa Catarina. A projeção do governo de SC estimou alta de 8,3% da economia do Estado enquanto estimativa da prefeitura de Joinville aponta mais de 10% de expansão local no mesmo período.
Continua depois da publicidade
Ainda devido à pandemia, no ano passado o Festival de Dança foi realizado em outubro, no formato híbrido. Grupos de fora da cidade puderam enviar apresentações gravadas e o público também foi menor no Centreventos. Desta vez, as apresentações foram locais e não houve restrição de público.
Festival de Dança de Joinville: SC se despede de 39ª edição com 11 prêmios
– Ainda não vimos os números. Veremos, provavelmente, segunda-feira, mas a gente sente do setor hoteleiro, de restaurantes, de lojas, que o público está maior. A cidade está pulsante, as pessoas consumiram, viveram Joinville. Até a Chuva deu uma trégua – comentou a vice-prefeita Rejane Gambin.
Segundo ela, entre os locais mais frequentados, chamou a atenção o público na Feira da Sapatilha feita ao lado do Centreventos. Observou que nos últimos dias já havia falta de alguns produtos em função da alta demanda.
O Festival de Dança de Joinville é um dos eventos turísticos consolidados em Santa Catarina, com impacto positivo na economia do município e também do Estado. Foi isso que mostraram pesquisas sobre o impacto no turismo realizadas em anos anteriores pela Fecomércio-SC.
Continua depois da publicidade
Leia também
Founders Day reúne atores do ecossistema de tecnologia antes do Startup Summit
Líderes do Tech Road se reúnem em Florianópolis no Startup Summit
Startup de logística de SC está entre as que mais crescem no país
Setor turístico vê cenário melhor e está otimista com futuras leis