Tema de debate da campanha eleitoral presidencial entre os então candidatos Ciro Gomes e Luíz Inácio Lula da Silva, a redução da lista de 70 milhões de inadimplentes no Brasil virou promessas de campanhas e agora é programa do governo Lula desde a última semana. O Desenrola, em pouco mais de uma semana, indica aceleração nos resultados almejados. Dados da Serasa divulgados nesta terça-feira mostram redução inédita nessas listas de devedores, com base em parceria dela com algumas instituições financeiras.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de SC por WhatsApp

Segundo a Serasa, houve no país aumento de 70% na regularização de contas nos primeiros sete dias do programa frente ao mesmo período de maio, e de 61% frente a junho. A Serasa intermediou na sua plataforma Serasa Limpa Nome 1.198.147 negociações de dívidas entre 17 e 24 de junho.

Em SC, também chama a atenção o aumento das negociações no Serasa Limpa Nome. No mês de junho, em período normal, esse programa fez 19.747 acordos. Nesses últimos sete dias, mesmo período do Desenrola, foram 28.150 negociações, um aumento de 42% nos acordos.

Como está apenas começando, é cedo para antever resultados do Desenrola que vai até o fim do ano e terá etapa em setembro para consumidores de menor renda. Mas tudo indica que o país vai registrar uma queda expressiva e inédita de nomes em listas de inadimplência e isso terá efeito positivo na economia. Quem não está negativado, pode voltar a comprar a prazo e isso faz a economia girar. Impulsiona vendas e crescimento econômico.

Continua depois da publicidade

Leia também

Mestres e doutores investem no campo para criar produtos gourmets

Fruta Butia catarinensis ganha livro de receitas e incentivo ao plantio de mudas

Alex Atala fala de “sociobiodiversidade” em evento de cafés e ostras em Florianópolis