Dois projetos do Senai em Santa Catarina, o Banana Têxtil e o Escritório de Projetos, foram premiados no 4º Prêmio PMI-SC Melhores do Ano. A PMI-SC é a seção catarinense da organização internacional Project Management Institute, que conta com mais de 50 mil associados pelo mundo e foca gerenciamento de projetos voltados à inovação. Nessa edição entregue terça-feira, colaboradores do Senai também foram premiados como Melhor gestor de projetos e Melhor gestor de PMO.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Da bananeira ao tecido
O projeto Banana Têxtil tem como objetivo viabilizar a produção de um fio industrial para tecidos e cordas ecológicas a partir da fibra da bananeira. A parceria do Senai nessa iniciativa conta com a Altenburg, Grupo Eurofios, Musa da Terra e Pacoa Eco. Esse projeto recebe recursos da Plataforma Inovação da Indústria, da CNI, e é desenvolvido pelo Instituto SENAI/SC de Tecnologia Têxtil, Vestuário e Design.
A ideia de avançar nessa industrialização surgiu a partir da atuação da empresária Fabiana Bertoldi, de Blumenau, especialista em Calçados pelo Instituto Europeu de Design, que em 2022, durante a pandemia, criou a marca Pacoa Eco e passou a fabricar, de forma artesanal, calçados com tecidos feitos de fibra de bananeira. A fornecedora da fibra da bananeira foi a empresa Musa da Terra, de São Francisco do Sul. Agora estão juntas nesse projeto para ampliar a produção, destaca Fabiana Bertoldi.
Continua depois da publicidade
Uma das grandes empresas do setor têxtil de Santa Catarina, a Altenburg, de Blumenau, viu uma oportunidde de ter participação conjunta nesse projeto em sintonia com seus propósitos de sustentabilidade, focados no futuro do planeta.
– Como marca pioneira no desenvolvimento de produtos de cama com um viés sustentável, estamos sempre buscando melhorar processos e inovar no que for possível dentro dessa premissa. Encaramos a participação no Banana Têxtil como uma experiência que nos permitiu ampliar ainda mais nossa visão sobre o desenvolvimento de produtos e as possibilidades existentes no mercado. Foi um experimento muito válido, que nos conectou a profissionais e marcas com propósitos semelhantes aos nossos, que se preocupam com o presente e o futuro do planeta – afirma Kaísa Kempfer Bassoli, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Altenburg
Reconhecimento ao Escritório de Projetos
Outro projeto reconhecido pela PMI-SC é o Escritório de Projetos do Senai Santa Catarina. Ele surgiu em 2018 com a função principal de padronizar e integrar a gestão de projetos de inovação e tecnologia do Senai-SC. Esse escritório atua com projetos dos três institutos de inovação do Senai instalados em Santa Catarina e dos sete institutos de tecnologia do Estado. E o prêmio foi em função dos resultados desse escritório.
– É por meio do Escritório que garantimos o uso eficiente dos recursos envolvidos em cada iniciativa de inovação e de tecnologia. Essa estrutura controla aquisições e outros processos críticos para o Senai e para as organizações parceiras – explica o diretor regional do Senai, Fabrízio Pereira.
Continua depois da publicidade
Entre as funções do Escritório de Projetos estão analisar riscos e geração de valor para clientes, fazer a gestão de todos os envolvidos no projeto (os stakeholders) e cuidar da comunicação no processo.
Leia também:
Ranking 500 Maiores do Sul soma R$ 1,1 trilhão em receita e tem SC na liderança
Governo lança o programa Concilia+SC para acelerar processos que envolvem o Estado
Multinacional amplia para R$ 114 milhões o plano de investimento em SC
Florianópolis é a melhor capital do Sul em gastos com educação, mas gera menos empregos
Projeto vai propor crédito para saneamento a famílias de menor renda em SC