A partir de uma demanda existente, a Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul do Brasil (Amcred Sul) vai sugerir ao governo de Santa Catarina uma linha de crédito para financiar saneamento básico a famílias com renda bruta anua de até R$ 52,8 mil. Os recursos poderiam ser destinados para construção de banheiros, fossas sépticas, compra de caixa d’água e em outras melhorias em residências urbanas e rurais.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A sugestão do projeto Sanear foi apresentada durante o 9° Encontro do Programa de Microfinanças da Região Sul do Brasil, que aconteceu na última quinta-feira (17) em Florianópolis. A Amcred sugere também que o programa seja operado pelas instituições de microcrédito associadas à entidade.
A necessidade e a relevância de crédito para saneamento residencial bateu à porta das instituições de microcrédito de Santa Catarina há anos. Com foco em empréstimos para pequenos negócios, o Banco da Família, de Lages, passou a registrar essa demanda e decidiu criar linha para isso. O resultado foi elevada satisfação e melhoria da qualidade de vida.
– Possibilitar que as pessoas invistam em saneamento básico nas suas residências é essencial. O acesso a esses serviços melhora as condições de saúde das famílias e tem impactos positivos até na educação e na geração de renda. Queremos dar esse apoio aos nossos clientes – destaca o presidente da Amcred Sul, Ivonei Barbiero.
Continua depois da publicidade
O plano da Amcred Sul é apresentar o projeto ao governador Jorginho Mello e, também que ele seja aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesc) ainda este ano. A entidade estima que o projeto Sanear pode atender 40 mil lares até 2026, dos quais 32 mil urbanos e 8 mil rurais.
Uma apuração feita pela Fundação João Pinheiro apurou que 32% dos domicílios urbanos de Santa Catarina não têm infraestrutura básica de água encanada, esgoto e energia elétrica. Esse dado foi destacado no evento das entidades de microcrédito pelo consultor João Krein, especialista em microfinanças.
Leia também:
Governo de SC lança programa de inovação para acelerar crescimento do setor de tecnologia
Laboratório de análises clínicas com exames feitos pelo Einsten abre em SC
Programa Acredita prevê R$ 30 bilhões de crédito federal a pequenos negócios
Satélite desenvolvido com participação de SC faz imagens de cidades
BMW estuda montar área de pesquisa tecnológica em SC, informa governo estadual
Após visita à Feira de Cantão, missão da Fiesc conhece grandes portos da Ásia