O projeto Roteiro Turístico Caminhos da Neve, que visa apoiar o desenvolvimento turístico na região onde mais cai neve no Brasil, nas serras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi aprovado nesta terça-feira na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado. Relatado pela senadora Ivete da Silveira (MDB/SC), o projeto poderá ir para sanção do presidente Luíz Inácio Lula da Silva porque já passou pela Câmara.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O objetivo desse projeto (PL 1931/2019) é apoiar iniciativas para desenvolver o turismo em 12 municípios de Santa Catarina e 10 do Rio Grande do Sul, tanto no aspecto do frio quanto na exploração de atividades ecológicas de lazer. A ênfase é fortalecer a economia em torno da BR-438, que liga os dois estados.
Uma das maiores cobranças é pelo asfaltamento de toda a BR-438 na região. Por enquanto, somente o trecho de Santa Catarina está concluído, com obras feitas pelo Exército. Em 2018, foi aprovado o PLC 58/2016 que transferiu a rodovia para a gestão federal para viabilizar a pavimentação.
– As particularidades climáticas, em especial pela ocorrência de neve no inverno, tornam única a região. A região das serras, nos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, tem fauna e flora específicas, além de monumentos históricos, culturais e ambientais de grande valor turístico – destacou a senadora Ivete, que destacou o potencial para geração de emprego e renda.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, serão beneficiados com o projeto os municípios de Anitápolis, Alfredo Vagner, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Lages, Painel, Rancho Queimado, Rio Rufino, São Joaquim, Urubici e Urupema.
No Rio Grande do Sul, serão os municípios de Bom Jesus, Cambará do Sul, Canela, Gramado, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.
Leia também
Empresa de SC lança consultório médico no metaverso
Meeting Comex atrai 1,3 mil pessoas para debater comércio exterior
Porto Itapoá alcança recorde no movimento de contêineres em março
Cem dias de Jorginho: planos econômicos, mas recursos limitados para investir
Facisc colabora em ações contra decisão do STF sobre “coisa julgada”