Em reconhecimento a série de medidas favoráveis aos negócios no projeto chamado “Dash um banho, Floripa!”, o município de Florianópolis foi o vencedor do prêmio nacional Sebrae Prefeitura Empreendedora. A cerimônia de entrega da premiação foi em Brasília na noite desta terça-feira, onde o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, recebeu o troféu das mãos do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A prefeitura da capital de SC venceu a etapa estadual e disputou a nacional com esse projeto que reuniu resultados positivos de gestão em 10 eixos voltados ao desenvolvimento. São eles: Gestão municipal; Lideranças locais; Desburocratização; Sala do Empreendedor; Compras Governamentais; Empreendedorismo na Escola; Inclusão Produtiva; Marketing Territorial e Setores Econômicos; Cooperativismo e Crédito e Inovação e Sustentabilidade.
Também participaram do evento em Brasília o presidente do conselho deliberativo do Sebrae Nacional, José Zeferino Pedrozo e os diretores do Sebrae Bruno Quick e Margarete Coelho. E a diretoria estadual do Sebrae com o presidente do conselho Renato Carvalho, o superintendente Carlos Henrique Fonseca e os diretores Fábio Zanuzzi e Anacleto Ortigara.
Essa premiação do Sebrae Nacional visa reconhecer melhoria da gestão pública e incentivo ao empreendedorismo local com geração de riqueza. Os 26 estados e o Distrito Federal disputaram a premiação.
Continua depois da publicidade
Outros municípios catarinenses que desenvolvem com o Sebrae o programa Cidade Empreendedora também concorreram na etapa nacional da premiação, em outras categorias.
Maravilha disputou na categoria Compras Públicas; Mafra, categoria Empreendedorismo na Escola; Major Gercino, em Empreendedorismo Rural; Blumenau, por Governança Territorial; Chapecó, por Inclusão Produtiva; Itajaí, na categoria Sala do Empreendedor; Rio do Sul, em Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo, Lajeado Grande, em Sustentabilidade e Meio Ambiente; e Ituporanga, na categoria Turismo e Identidade Territorial.
Mudanças em Florianópolis
A capital catarinense começou a mudar a gestão, favorecendo mais a liberdade econômica em 2017, com a adesão ao Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae -SC. Entre as medidas adotadas estiveram a redução da burocracia e prazo para abrir empresas, criação da Sala do Empreendedor e, mais recentemente, formação de jovens o trabalho com programas como o Floripa Mais Tec, Floripa Mais Empregos, Jovens Empreendedores Primeiros Passos e Educação de Jovens e Adultos.
Para o diretor técnico do Sebrae SC, Fábio Zanuzzi, esse reconhecimento nacional ao trabalho da prefeitura com o Sebrae é sinal de que os gestores do município acreditam no empreendedorismo como agente transformador, em especial a partir de pequenos negócios.
Continua depois da publicidade