A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecções (Abit) e a ApexBrasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos renovaram o convênio para seguir promovendo a inserção de empresas têxteis e de confecções no mercado internacional por meio do programa TexBrasil. A expectativa é de que mais empresas catarinenses participem do programa, no qual já se destacam.
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Atualmente, o programa conta com 400 empresas de todo o Brasil. E, nos últimos dois anos, 71 das participantes eram de Santa Catarina, das quais 48 eram exportadoras.
Essa nova etapa do programa contará com R$ 40 milhões para investimentos em promoção de marcas junto a mercados externos. Hoje, o programa trabalha com 14 mercados-alvo internacionais, entre os quais os Estados Unidos, México, Colômbia, França, Espanha, África do Sul, Angola e Emirados Árabes Unidos.
– Esse projeto visa demonstrar que uma empresa que exporta se torna mais competitiva, inclusive no mercado interno, porque ela vai ter que fazer adequações de produtos e de processos. Ela abre outras oportunidades de negócios no mercado internacional. Então, por mais complexo que seja exportar, quando a empresa conta com uma rede de apoio, o caminho se torna muito mais fluído. Então esse projeto existe justamente para isso, só para trazer benefícios para as empresas que exportam – destaca Lilian Kaddissi, superintendente de projetos estratégicos da Abit.
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O programa é desenvolvido há cerca de 20 anos. No ano passado (2023), 32,7% das empresas participantes tinham receita líquida entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões, 5,5% tinham entre US$ 5 milhões e US$ 10 milhões e 3,6% faturavam de US$ 10 milhões e US$ 20 milhões.
Na última semana, o superintendente da Abit, Fernando Pimentel, participou de encontro do setor no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, quando divulgou dados do setor. De janeiro a julho deste ano, o setor exportou US$ 105 milhões em confecções, alta de 0,2% frente ao mesmo período de 2023. As importações somaram US$ 1,233 bilhão, com alta de 4,2% na mesma comparação.
O setor têxtil e de confecções vê mais oportunidades no mercado externo nos últimos anos porque muitos países importadores do Ocidente se esforçam para depender menos de fornecedores da Ásia. Entre esses mercados com potencial de compra estão a União Europeia e a América do Norte. Empresas interessadas em participar podem se inscrever no site do programa o www.texbrasil.com.br.
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