O Empretec, metodologia de empreendedorismo desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e considerada uma das cinco melhores do mundo para formação de empresários, ganhou uma versão rural, criada pelo Sebrae de Santa Catarina. A primeira turma do Empretec Rural está sendo formada em São Miguel do Oeste, e depois serão realizadas mais duas edições no Brasil, uma no Nordeste e outra em Minas Gerais. A partir daí o programa estará disponível para ser adotado em todo o Brasil e também para ser difundo no mundo, informa o diretor técnico do Sebrae SC, Luciano Pinheiro.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

– O Empretec é um programa de resultados porque não se dedica a fazer formação de gestão de negócio, mas formação do comportamento do empreendedor. É baseado numa teoria que diz que se a gente melhorar a capacidade empreendedora do indivíduo, melhora os negócios. Isso significa melhorar a capacidade de ele tomar uma decisão envolvendo risco, identificar oportunidades, aumentar persistência e a resiliência, características importantes do empreendedor – afirma Luc Pinheiro.

Diante do grande número de novos negócios na agropecuária, com muitos filhos de proprietários voltando para o setor depois de fazer graduação, o Sebrae SC, que aplica a metodologia no Estado, decidiu criar o programa voltado aos desafios dos negócios rurais.

Segundo Luc Pinheiro, a sugestão foi aceita pela ONU, que está fazendo a supervisão. Depois de adotada no Brasil, a metodologia específica do agro poderá ser difundida no mundo inteiro.

Continua depois da publicidade