A Epagri, estatal do governo de Santa Catarina que atua com pesquisa e extensão rural, vai ingressar na educação básica e profissional do estado. Vai assumir a gestão dos cinco Centros de Educação Profissional Agrotécnicos de SC (Cedups). O lançamento do programa será feito pelo governador Jorginho Mello terça-feira (11), às 14h, na sede da Epagri.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
No evento, também participarão o secretário de estado da Educação, Aristides Cimadon, o secretário de estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, e o presidente da Epagri, Dirceu Leite.
Segundo informações do governo, a participação da Epagri no ensino médio formal e na educação profissional da rede pública de Santa Catarina foi viabilizada pela Lei nº 18.178, de 7 de janeiro de 2025. Ainda em janeiro, o Conselho Estadual de Educação fez a transferência à Epagri de recursos para manutenção dos cinco Cedups.
De acordo com Dirceu Leite, o estado será beneficiado com essa nova missão da empresa. Para fazer esse trabalho, foram incluídos 51 novos servidores ao quadro da Epagri.
Continua depois da publicidade
– O trabalho de apoio à permanência dos jovens nas propriedades rurais catarinenses será fortalecido. Com isso, teremos profissionais ainda mais qualificados e alinhados às demandas desse setor, que é fundamental para a economia e o desenvolvimento sustentável do Estado. Institucionalmente, a empresa se fortalece como agente promotor do desenvolvimento regional – destaca o presidente da estatal.
O estado de Santa Catarina tem 20 Centros de Educação Profissional (CEDUPs). Desses, cinco são focados no agronegócio.
Leia também
Imobiliária de SC é a melhor do Brasil para se trabalhar, mostra ranking do GPTW
Startup de SC lança a IA que faz laudo de exame médico de imagem em 60 segundos
Tarifas contra México, Canadá e China abalam economias; SC pode ter oportunidades
Com porcelanas e cristais, Oxford segue modelo WEG para crescer no Brasil e no mundo