Alcançar maior produtividade pode ficar mais fácil para pequenas e médias indústrias caso elas decidam aderir ao Novo Brasil Produtivo, programa do Ministério do Desenvolvimento, Industria, Comércio e Serviços (MDIC) que conta com R$ 2 bilhões para elevar a produtividade do segmento. Essa nova etapa do programa, a exemplo da anterior, será executada com assessoria do Senai e do Sebrae, que estão confiantes nos resultados positivos. A expectativa é beneficiar 200 mil indústrias no Brasil.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Em reunião sobre o tema realizada pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc) e o Sebrae-SC nesta quarta-feira, foi destacada a eficiência do programa, por isso motiva essa nova etapa. Tanto o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, quanto o Diretor Técnico do Sebrae-SC, Fabio Búrigo Zanuzzi, avaliaram como muito positiva a primeira fase do programa em SC, quando empresas participantes tiveram ganhos de produtividade superiores a 35% nos processos produtivos.

De acordo com a Finep, uma das instituições que participam do projeto, as empresas atendidas passarão por consultoria que incluirá aperfeiçoamento da força de trabalho, requalificação, melhores práticas de gestão, digitalização, otimização de processos produtivos e aumento de eficiência energética.

Para investimentos nesses processos, as empresas terão acesso a juros baixos ou  recursos não-reembolsáveis para adoção de tecnologias ligadas à indústria 4.0 e para as fábricas inteligentes, conhecidas no mundo como “smart factories”. Outras informações podem ser obtidas no site do Ministério do Desenvolvimento (Mdic) ou junto ao Sebrae e Senai em SC. O site do programa é o www.brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br

Continua depois da publicidade

Leia também

Quem é a jovem empresária de SC aprovada para fazer MBA em duas famosas universidades dos EUA

FOTOS: BMW anuncia o X5 Híbrido Plug-in, novo carro de luxo que vai produzir em SC

Câmara aprova lei de games que incentiva o setor e prevê uso na educação

Aceleradora de startups de SC atuará em programa de apoio à inovação em três estados

Gigantes de SC, Engie e WEG fazem teste inédito em turbina eólica 100% nacional