Santa Catarina fechou o mês de março com crescimento de 3% da produção industrial frente ao mesmo mês do ano passado e de 1,2% na comparação com o mês imediatamente anterior, fevereiro. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, produção física regional do IBGE. No acumulado do ano o setor teve alta acumulada de 2,8% e nos últimos 12 meses até março, cresceu 3,7%.

Continua depois da publicidade

As maiores variações positivas no Estado em março frente ao mesmo mês do ano passado ocorreram no setor de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (11,2%), seguido por produtos de metal (9,8%), maquinas e equipamentos (9,7%) e minerais não metálicos (8%). Outros setores importantes do Estado não foram muito bem nessa comparação. Confecções (-2,3%) e têxteis (-2,4%) tiveram retração e o setor de alimentos teve alta de apenas 0,8%.

Segundo os números do IBGE, a média brasileira foi mal. A indústria do país teve queda de -1,3% em março frente a fevereiro, de -6,1% frente ao mesmo período de 2018, de -2,2% no acumulado deste ano e -0,1% nos últimos 12 meses.