A chegada do primeiro voo direto de Lisboa, Portugal, a Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina, Sul do Brasil, às 17h15min desta terça-feira (03) foi celebrada com os tradicionais jatos de água dos bombeiros, para “batizar” a nova rota. Os 200 passageiros e a tripulação, entre os quais o presidente da companhia TAP Air Portugal, Luís Rodrigues, foram recebidos pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto e outras lideranças.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
O avião foi pontual – estava com chegada prevista para às 17h17min, em viagem de 10 horas de duração. No voo, vieram executivos da TAP que permanecem em Florianópolis para agenda econômica e de divulgação. A aeronave retornou para Lisboa com os passageiros de SC, às 19h35min.
Veja como foi o primeiro pouso do Airbus da TAP Lisboa-Floripa e outras imagens:
Continua depois da publicidade
– É um momento de comemoração. Depois de 350 anos a gente liga Floripa ao mundo. Aqui está o presidente Luís (da TAP). Ele sabe o quanto a gente conversou sobre isso. Graças a Deus, o avião chegou lotado, vai retornar lotado, tem 35 mil passagens vendidas. É um sucesso absoluto – comemorou o governador Jorginho Mello, informando que solicitou mais uma frequência semanal de voo para Lisboa.
O presidente da TAP, que trouxe a maior parte da diretoria para participar desse início de atividade para Florianópolis, falou sobre como foi abordado por passageiros felizes com essa nova alternativa de voo para SC.
– Quando eu cheguei no aeroporto hoje (em Lisboa), as pessoas me perguntavam: por que demorou tanto tempo? E eu pensei: andei a perder alguma coisa. E agora chegando aqui, de fato é fascinante. É um compromisso nosso com Santa Catarina. Temos sido recebidos lá e cá de braços abertos, como é nosso slogan. Estamos muito felizes em unir Santa Catarina com Lisboa e Lisboa com o mundo – destacou Luís Rodrigues.
Ele fez questão de informar que o início da rota em Santa Catarina não significa que a companhia vai abandonar Porto Alegre, onde o serviço foi interrompido em função da catástrofe climática. Informou que a linha Porto-Alegre Lisboa será retomada na primavera do ano que vem (na Europa), o que será em março ou abril de 2025 no Brasil. Essa retomada não vai afetar a rota iniciada agora em SC, que seguirá o seu ritmo próprio, destacou o executivo.
Continua depois da publicidade
O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, disse que essa fase, agora, é de consolidação das novas rotas internacionais que se iniciaram, como essa com Portugal, da TAP, a da Copa ao Panamá, e outras que começaram para o Chile. Segundo ele, é preciso fazer bastante divulgação e promoção para lotar esses voos.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que acompanhou a recepção do voo que marcou o início da rota, disse que a cidade está preparada para receber turistas. Observou que o novo aeroporto está permitindo essa ampliação de rotas e frequências de voos e e o município espera que se consolidem.
O secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva, ressaltou que essa rota é uma conquista não só para passageiros, mas para toda a economia. Nesse primeiro voo foram embarcadas sete toneladas de produtos industrializados em SC.
– A abertura dessa rota foi muito debatida. Estávamos muito maduros para que isso acontecesse já neste ano ou no início do ano que vem. O que ocorreu no Rio Grande acelerou um pouco, mas todos os outros fatores estavam superados. É uma conquista muito grande do estado de Santa Catarina. Os números mostram isso pela elevada demanda – avalia o secretário de Estado de Turismo, Evandro Neiva.
Continua depois da publicidade
Otimista com a nova rota, a secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker, disse que tinha uma preocupação muito grande sobre a possibilidade de esses voos levarem muitos turistas catarinenses para a Europa sem a vinda dos europeus para SC. Mas foi informada pelo CEO da Zurich Airport Brasil que há participação relevante de turistas portugueses vindo para o Estado.
– As vendas feitas mostram que 40% são visitantes portugueses ou de outros países da Europa. Se tivesse 20% de lá, eu já ficaria satisfeita, mas estou muito feliz com 40% – revelou Zena Becker.
O presidente do conselho deliberativo do Sebrae-SC, Renato Campos de Carvalho, disse que o trade turístico está trabalhando em parceria com o governo do Estado para definir novas rotas turísticas para receber mais estrangeiros. Entre esses roteiros estão o Geoparque em Praia Grande, no Sul do Estado; a observação de baleias na Praia do Rosa e os vinhos de altitude na Serra Catarinense.
– Além disso, Florianópolis é polo brasileiro de inovação e Portugal também é forte em inovação. Então, esses dois hubs poderão ter mais conexões. Como nós queremos fazer o Startup Summit Brasil ou o Startup Summit Latino América, Florianópolis pode ser o hub de comunicação e inovação da América Latina – afirmou o presidente do conselho do Sebrae-SC, Renato Carvalho.
Continua depois da publicidade
Leia também
Florianópolis é reconhecida por lei como Capital Nacional das Startups
“Violência atinge mulheres ricas e pobres”, diz Maria da Penha em evento da Engie em SC
Inflação de Florianópolis tem a menor alta em agosto, mas acumulado supera índice nacional
Ocupação de voos diretos de Florianópolis ao exterior supera expectativas