A primavera, estação das flores que começa nesta segunda-feira e vai até 21 de dezembro, tem, pela primeira vez, em Santa Catarina, uma programação de promoção turística dedicada a ela. A exemplo da “Estação Verão” e “Estação Inverno”, o governo estadual lançou a “Estação Primavera”, sábado à noite, em Treze Tílias, no Oeste do estado. O objetivo é chamar a atenção dos catarinenses e de turistas do Brasil e do exterior sobre as atrações para visitar o estado nesse período, que incluem as festas de outubro, festas de novembro, as belezas naturais, a cultura e também uma série de eventos em geral.
Continua depois da publicidade
No lançamento da Estação Primavera o governador Jorginho Mello disse que o turismo, que representa 12,6% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, recebe atenção especial do governo porque é um setor que destaca as potencialidades de Santa Catarina. E o lançamento em Treze Tílias visou mostrar que os atrativos turísticos estão em todas as regiões do estado.

A maior festa catarinense é a Oktoberfest de Blumenau, também maior festa alemã das Américas, que será realizada este ano de 08 a 26 de outubro na Vila Germânica e, na edição de 2024 atraiu quase 580 mil pessoas. Neste ano, a expectativa, mais uma vez, é de público superior a 500 mil pessoas.
Além disso, o estado tem em outubro outras festas como a Fenarreco, em Brusque; a Marejada, em Itajaí; e a Tirolefest, em Treze Tílias, cidade que se diferencia pela cultura dos imigrantes austríacos, da região do Tirol.
Continua depois da publicidade
Mas as festas continuam em novembro especialmente no Norte do estado. Joinville vai realizar de 18 a 23 de novembro a 85ª Festa das Flores. Ela dura apenas seis dias, mas é tradicional, voltada à contemplação de orquídeas e outras Flores. Na edição de 2024 atraiu 80 mil pessoas. Em Jaraguá do Sul, será realizada a Schützenfest, de 6 a 16 de novembro. É voltada à cultura alemã do tiro e, na edição de 2024 recebeu quase 160 mil pessoas.
Além das festas, Santa Catarina está crescendo como destino de turismo o ano inteiro pelas suas belezas naturais, cultura e gastronomia, tanto no litoral quanto nas demais regiões.
Outro diferencial é o maior número de linhas aéreas para destinos no exterior, o que está trazendo mais turistas estrangeiros ao estado. Florianópolis tem linhas diretas para a Argentina, Chile, Panamá, Portugal e vai ganhar nova linha para Lima, capital do Peru, em dezembro.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) apurou que no primeiro semestre deste ano passaram pelo Aeroporto de Florianópolis 733,3 mil passageiros internacionais, o equivalente a 82,4% do total de todo o ano passado.
Continua depois da publicidade
Para a secretária de estado de Turismo, Catiane Seif, a Estação Primavera é mais uma iniciativa que reforça a vocação de Santa Catarina para turismo o ano inteiro. Ela destaca que a segurança é um dos diferenciais de Santa Catarina e, durante as festas, os serviços nessa área serão reforçados.
No evento em Treze Tílias, também foi lançado um novo serviço digital aos visitantes. É a Central de Atendimento ao Turista (CAT), uma assistente virtual baseada em inteligência artificial para orientar os turistas sobre rotas, curiosidades e informações sobre serviços. O atendimento é pelo Whatsapp.
Leia também
GM e WEG incluem carros elétricos na frota da Presidência da República
Shoppings de SC lançam sistema inédito de presente digital pago com Pix no aplicativo
Com nova gestão na Fiesc, reuniões mensais podem ter atrações nacionais
Presidente do BNDES anuncia investimentos nos setores naval e logístico de SC
Tarifaço afeta empresas de forma diferente; indústria que demitiu está em recuperação
Multinacional com sede em SC vence novo prêmio de inovação da Aneel

