O fato de o senador Dário Berger (MDB/SC) assumir a Comissão de Infraestrutura do Senado, uma das mais importantes da casa, trouxe nova esperança ao setor produtivo catarinense sobre investimentos na área. O presidente da Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, esteve em Brasília nesta quarta-feira para acompanhar a eleição do catarinense para o posto e entregar ao parlamentar a Agenda Estratégica para Infraestrutura e a Logística Catarinense 2021. Os projetos contidos no documento informam a necessidade investimentos de R$ 19,9 bilhões nos próximos cinco anos no Estado.

Continua depois da publicidade

Dario Berger vai presidir a Comissão de Infraestrutura do Senado

A Fiesc acompanha, de forma permanente, há anos, a evolução dos investimentos em infraestrutura em SC, faz estudos sobre demandas para melhorar a logística e cobra a execução dos investimentos previstos. Na avaliação da entidade, caso o Estado tivesse sistema de transporte de alto padrão, a atividade econômica, com geração de renda, emprego e impostos, seria bem maior que a atual.

Berger disse que trabalhará com diálogo entre entidades e o governo federal, na busca de soluções para as demandas do setor. Nesta quinta-feira, a comissão vai aprovar emendas para o orçamento. A expectativa do parlamentar é que poderá incluir recursos para obras em andamento no Estado. 

Mario Aguiar informou que colocou à disposição do senador Dário Berger a equipe da entidade para prestar informações, quando necessário. O industrial apresentou ao parlamentar a visão da entidade sobre eixos estratégicos que incluem rodovias, ferrovias, aeroportos e intermodalidade.

Continua depois da publicidade