O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, juntamente com a esposa Jill Biden, enviou mensagem lamentando a tragédia da enchente no Rio Grande do Sul e informando que estão em orações em apoio aos afetados e aos que estão trabalhando para resgatar e cuidar das pessoas. Também disse que o governo dos EUA está em contato com autoridades brasileiras para colaborar com a assistência necessária ao povo brasileiro atingido.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Nota do presidente Joe Biden:
– Jill e eu estamos profundamente tristes com a perda de vidas e a devastação causada pelas enchentes no Brasil. Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas impactadas por essa tragédia e os socorristas que estão trabalhando para resgatar e fornecer cuidados médicos às famílias e indivíduos. Minha administração está em contato com nossos parceiros brasileiros, e os Estados Unidos estão trabalhando para fornecer a assistência necessária ao povo brasileiro, em coordenação com as autoridades brasileiras enquanto lideram a resposta. Os EUA estão ao lado do Brasil neste momento difícil.
A nota foi recebida pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil neste sábado (11) e divulgada neste domingo (12) pelo Consulado-Geral dos EUA em Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Desde que a capital do Rio Grande do Sul foi invadida por águas, o consulado teve que suspender a concessão de vistos americanos. Esse atendimento seguirá suspenso pelo menos até 08 de junho. O consulado informou que está à disposição 24 horas por dia para atender cidadãos americanos, caso necessitem de ajuda na região.
Enquanto o Consulado-Geral de Porto Alegre não pode retomar os trabalhos em função das águas, quem necessida de visto americano com urgência pode procurar consulados de outras cidades do Brasil para obter esse documento. As cidades que também têm consulados dos EUA são: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife.
Leia também
Mais empresas de SC fazem campanhas de ajuda ao Rio Grande do Sul
Entenda como Chapecó articulou doações que lotaram mais de 40 caminhões de ajuda ao RS
Programa de satélites Constelação Catarina pode prever eventos climáticos no país
Como catarinenses podem doar mantimentos e produtos para vítimas das chuvas no RS