Embora preparado para cuidar da saúde das pessoas, médico também fica doente. Em março de 2021, o urologista e presidente do Grupo Unimed Santa Catarina, Alberto Gugelmin Neto, foi surpreendido com um diagnóstico de câncer no pâncreas. A partir daí, passou a cuidar da própria saúde, seguiu trabalhando e criou na Unimed o programa “De Repente o Câncer”, para facilitar diagnóstico e tratamento precoce da doença. Além disso, tem feito vídeos que viralizaram no Brasil e no mundo.
Continua depois da publicidade
Nos vídeos, ele tem dado depoimentos em que fala abertamente sobre a doença, sobre vida, gratidão, trabalho e importância da fé. Um dos vídeos recentes mostra a fala dele no evento das Unimeds de Santa Catarina, realizado dia 5 de março, em Florianópolis.
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O programa “De Repente o Câncer”, também está sendo difundido nas Unimeds de SC e também no país. É uma iniciativa que ajuda a salvar vidas porque acelera a identificação de casos de câncer, rastreamento, tratamento e o acompanhamento necessário.
– A descoberta do diagnóstico do câncer é um momento difícil, tanto para o paciente quanto para a família. A fragilidade emocional se instala, misturando medo e insegurança. As mudanças chegam sem avisar e ficam evidentes as incertezas de como será o amanhã. Diante dessa realidade, a assistência médico-hospitalar do paciente oncológico precisa ser ainda mais humanizada e ágil. Foi assim que nasceu o programa De Repente o Câncer, que vem dando passos eficientes na atenção à saúde de maneira diferenciada. Queremos levar esse modelo a um maior número de brasileiros – afirma Alberto Gugelmin.
Continua depois da publicidade
Ele explica que o programa conta com uma série de metas que começam na prevenção, com incentivo a uma vida saudável. Depois, segue com exames que podem detectar precocemente a doença.
Nos casos positivos, o programa prevê tratamento ágil, com autorizações de procedimentos e internações hospitalares, redução de barreira de acesso a tratamento, supervisão e atenção a momentos críticos do cuidado. As ações incluem até a entrega de medicamento em casa.
Cada unidade do programa conta com equipe integrada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicóloga, farmacêutica, nutricionista e assistente administrativo. Tem também uma nova profissional, que é a Gestora do Cuidado, que monitora dificuldades e encaminha soluções. Os pacientes contam, também, com telemonitoramento.
Conforme Alberto Gugelmin, o programa “De Repente o Câncer” começou em junho de 2021 nas Unimeds de SC. O primeiro grupo a ter acompanhamento foi o da Unimed Canoinhas, em julho de 2022. Em novembro do mesmo ano, os pacientes da Unimed RioMafra também passaram a ser acompanhados.
Continua depois da publicidade
Nascido em Mafra, onde também atua com urologista, Alberto Gugelmin segue trabalhando enquanto faz o tratamento. Além de presidente da Unimed Santa Catarina, ele é vice-presidente da Unimed Mercosul e diretor de Mercado e Novos Negócios da Unimed Participações em nível nacional.
Assista ao vídeo
Leia também
Florianópolis terá projeção no Brasil e exterior via selo Unesco da Gastronomia
Governo lança Programa SC Inovadora para acelerar o setor de tecnologia
Dia Mundial da Água: programa ensina agricultores a preservar águas