Líder latino-americana no fornecimento de ingredientes para a indústria de alimentos, a Duas Rodas, multinacional catarinense de Jaraguá do Sul, tem trajetória destacada nas últimas décadas no Brasil e no exterior. Quem liderou esse processo é o presidente da companhia, Leonardo Fausto Zipf, que recebe nesta sexta-feira a Ordem do Mérito da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o maior reconhecimento da entidade pela colaboração ao desenvolvimento industrial.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A solenidade de entrega será na manhã desta sexta-feira, às 10h30min, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), quando outros industriais receberão a comenda da Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina.  

– É uma honra e imensa alegria receber esta condecoração nacional, um reconhecimento significativo que divido com os nossos colaboradores e todas as gerações que guiaram a empresa ao longo dos seus quase 100 anos. Tenho a convicção de que o sucesso de grandes projetos empresariais como o da Duas Rodas é sempre resultado de um esforço conjunto, de muita determinação, espírito de união, capacidade de inovar e resiliência, com foco no presente e olhar no futuro – destaca Leonardo Fausto Zipf.

Nas últimas décadas, a Duas Rodas acelerou crescimento no Brasil e exterior, chegando em 2023 com faturamento superior a R$ 1,6 bilhão. Leonardo Fausto Zipf atua há 36 anos na empresa e liderou essa expansão da companhia que vai completar 100 anos em 2025.

Continua depois da publicidade

Fundada pelo casal de imigrantes alemães Hildegard e Rudoph Hufenüssler em 1925, a Duas Rodas conta hoje com 1,7 mil colaboradores no Brasil e exterior e produz mais de 3 mil itens em três segmentos do setor alimentício. Um é o de flavors, que inclui aromas, extratos botânicos, condimentos e outros. O segmento de food service tem as marcas de ingredientes Selecta, Specialitá e Mix, e a Animal Nutrition, com a marca Statera, fornece ingredientes para nutrição animal.

A Duas Rodas sempre foi uma empresa competitiva e exportadora. Mas acelerou investimentos e crescimento no Brasil com a abertura de filial em Estância, em Sergipe e aquisição da Mix Indústria de Produtos alimentícios, de São Bernardo do Campo. Essa expansão foi na gestão de Leonardo Zipf.

Ele também acelerou a expansão no exterior, depois. Abriu filiais na Colômbia, Chile e México. Além disso, no começo de 2024, a Duas Rodas adquiriu a empresa alemã Tropextrakt GmbH. Com essa aquisição, a empresa estabeleceu um centro avançado de inovação e logística em um dos mercados mais respeitados da indústria mundial. Além disso, ganhou clientes no exterior.

Paralelamente a aquisições, sob a gestão de Leonardo Fausto Zipf, que também é o presidente do conselho de administração da empresa, a Duas Rodas investe em inovação. Nos últimos meses, tem registrado avanço de vendas com o uso de inteligência artificial.

Continua depois da publicidade

Paralelamente, o presidente da Duas Rodas participa de entidades do associativismo. Foi vice-presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, vice-presidente da Fiesc e presidente do Conselho de Administração da ADVB-SC, entre outras participações. Hoje, além de estar à frente do conselho da Duas Rodas, é conselheiro da Embraed e da ADVB SC.

Leia também

Jorginho Mello lança programa bilionário de energia limpa nesta sexta-feira

“Não caímos de paraquedas”, diz primeira mulher em 111 anos a presidir associação empresarial em SC

Empresários de SC “fecham” o pregão da bolsa de valores do Canadá

Saiba a trajetória dos industriais que vão receber medalha do mérito na Fiesc

O que um príncipe saudita faz em visita a Florianópolis