Os municípios vão contar com novos líderes ou com mandatos renovados de prefeitos e vereadores eleitos neste domingo, para os próximos quatro anos. Em Santa Catarina são 295 prefeituras. Junto com a alegria da vitória vem o desafio de fazer gestão eficiente e futurista dos municípios, os locais mais importantes para as pessoas porque é neles que elas vivem. Mas como o mundo é integrado na economia e na tecnologia, a convergência para isso é fundamental.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Os gestores públicos precisam fazer a administração do dia a dia nas áreas de educação, saúde, segurança, preservação ambiental, infraestrutura e economia, mas considerando os cenários estadual, nacional e internacional.

Um dos focos estratégicos deve ser a qualidade da educação pública ministrada a todas as crianças desde a creche. Isso porque na economia a competição é com o mundo e estudantes de outros países têm acesso a aprendizado superior ao brasileiro, como mostra a pesquisa PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Essa prova PISA é aplicada em 81 países a cada três anos para avaliar o aprendizado de estudantes de 15 anos em matemática, leitura e ciências. Na última, feita em 2022, o Brasil ficou entre os 20 países com as menores notas. Obteve a posição 65º em matemática, 52º em leitura e 62º em ciências.

Continua depois da publicidade

Mas esses jovens, em breve, terão que disputar um mercado de trabalho no qual o grande desafio é a digitalização e a inteligência artificial em praticamente todas as áreas e na vida de todos. Para cada um ter condições de ser um trabalhador que consiga criar e desenvolver produtos e serviços a um mercado global é preciso elevar a régua do aprendizado de todos.

Essa competição global já é a realidade porque produtos e serviços são vendidos para o mercado local, nacional e internacional. Além disso, muitas pessoas já trabalham de suas casas para empresas de qualquer lugar do mundo.

Ao mesmo tempo, os gestores públicos também têm o desafio de cuidar da saúde das pessoas. Isso não deve se limitar à medicina curativa, mas a prevenção a partir de vacinas e no incentivo e difusão a estilo de vida saudável. Assim, as pessoas terão mais saúde e serão necessários menos investimentos em tratamentos para recuperação.  

O foco no presente e no futuro deve vir junto com uma gestão atual de cidades inteligentes, as chamadas smart cities, que oferecem serviços digitais para melhorar a vida dos cidadãos. Isso tudo mostra que os eleitos terão muito trabalho pela frente. Para vencer, é preciso foco e execução com resultados positivos.

Continua depois da publicidade

Leia também

Completando 10 anos em SC, BMW anuncia investimento de R$ 1,1 bilhão no Brasil até 2028

Arrecadação de SC cresce 13% em setembro e alcança R$ 4,6 bilhões

Aznar alerta sobre era da inteligência artificial e defende liberdade de expressão em SC

Quem é a engenheira que lidera construção de arranha-céus e o que diz sobre segurança

Casacor Florianópolis abre com inovações no antigo Hotel Maria do Mar