A Cocreation Lab, incubadora voltada ao empreendedorismo nas áreas de tecnologia, design, artes, turismo e gastronomia, que tem 20 unidades no estado, acaba de iniciar atuação em Brasília. Segundo o fundador e coordenador do projeto, Luiz Salomão Ribas Gomez, são quatro unidades em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP), Universidade de Brasília e o Instituto Federal de Brasília (IFB). As atividades na capital foram inauguradas nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

Fundada em 2016 a partir de um projeto de extensão do professor Salomão Ribas Gomez, do curso de Design da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a pré-incubadora usa a metodologia TXM Business (sigla inglesa para pensar, experimentar e gerenciar) e tem uma plataforma própria para desenvolver o programa. No estado, a iniciativa conta com a parceria do Sebrae, da Fundação de Amparo à Tecnologia e Inovação (Fapesc) e prefeituras. Além disso, tem uma equipe de 30 pessoas para acompanhar os empreendedores no desenvolvimento dos projetos.

Mercado Livre escolhe Governador Celso Ramos para instalar centro de distribuição na Região Sul

– Expandimos o Cocreation Lab para todo o estado. Hoje, contamos com 20 unidades em Santa Catarina e se tornou o maior programa de pré-incubação do Brasil – afirma Salomão Ribas Gomez ao observar que além de Brasília, outros estados mostraram interesse.

Segundo ele, um exemplo da eficiência do programa de mentoria foi a aprovação de startups para a incubadora Midi, de Florianópolis. Do total de empresas que ingressaram, 30% passaram pelo Cocreation Lab.

Continua depois da publicidade

Atualmente, são 195 projetos em desenvolvimento no estado. Cada empreendedor recebe mentoria por cinco meses, para poder avançar nas diversas fases dos respectivos projetos. O coordenador destaque que o Cocreation atua também com projetoss projetos sociais em comunidades mais pobres como o Monte Cristo e Monte Serrat, este do Instituto Vilson Groh, e o Projeto Resgate, de Joinville.

As unidades do Cocreation Lab em SC estão nos municípios de Florianópolis, São José, Biguaçu, Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Itajaí, Brusque, Blumenau, Rio do Sul, Tubarão, Criciúma, Lages, Joaçaba, Videira, Caçador, Xanxerê, Chapecó e São Miguel do Oeste.

A propósito, esse não é o primeiro projeto de incentivo ao empreendedorismo nascido em Santa Catarina que ganha o Brasil. O Sinapse da Inovação, de apoio a startups de tecnologia e inovação, surgiu de uma numa parceria da Fundação Certi e da Fapesc. Hoje é desenvolvido no Amazonas e Espírito Santo. A aceleradora Hards, do setor de tecnologia de Florianópolis, também está sendo difundida em outros estados.