A movimentação de cargas nos portos catarinenses cresce 5,96% no primeiro semestre de 2024 frente ao mesmo período de 2023, totalizando 31,1 milhões de toneladas. O maior crescimento de atividade foi alcançado pelo Porto Itapoá, com alta de 25,3% na comparação com igual semestre do ano passado.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Os dados do setor foram apurados pela Gerência de Portos da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) de SC nas informações da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O resultado de SC foi maior do que a média nacional, que teve alta de 4,28% na mesma comparação.
– Os Portos de Santa Catarina seguem performando acima da média nacional, mesmo diante de um mercado muito competitivo. Seguimos todos desafiados para manter o estado figurando entre os melhores e cumprindo com seu papel de ser um corredor logístico nacional – destacou o secretário da SPAF, Ivan Amaral.
Como era esperado, o movimento de cargas conteinerizadas liderou com 13,6 milhões de toneladas. Em segundo lugar, ficou o setor de petróleo e derivados, com 4,4 milhões de toneladas. O mesmo volume, 4,4 milhões foi registrado em soja. Ferro e aço somaram 2,3 milhões de toneladas, fertilizantes 1,3 milhão e milho somou 841 mil toneladas.
Continua depois da publicidade
O movimento de cargas de exportação, chamado de longo curso, cresceu 4,8%. As exportações tiveram expansão de 8,2% e as importações, de 21,6%.
Considerando a movimentação total, o Porto de São Francisco seguiu liderando, com 8,7 milhões de toneladas no primeiro semestre. Em segundo lugar ficou o Porto Itapoá, com 6,5 milhões de toneladas e a Portonave, com 6,4 milhões de toneladas, ficou em terceiro lugar. O terminal aquaviário de São Francisco movimentou 4,4 milhões de toneladas e o Porto de Imbituba, 4,3 milhões de toneladas.
Leia também
Multinacional de SC adere a programa nacional pela saúde e segurança do trabalhador
Casan projeta investimento bilionário em saneamento até o final de 2026
Intelbras inaugura CD que recebeu investimento milionário
Nova rede de produtos para casa abre filial na Grande Florianópolis