Sob os impacto dos juros altos na construção civil, em 2023 o setor de revestimentos cerâmicos amargou retração vendas de -5,7% no Brasil e acomodação nos Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
Mas o Portobello Grupo conseguiu resultado acima da média pelo bom desempenho da rede Portobello Shop e pela expansão no mercado americano, onde inaugurou fábrica em outubro.
A companhia fechou o quarto trimestre com lucro líquido de R$ 27,4 milhões frente a R$ 4,9 milhões nos mesmos meses do ano anterior. No ano, teve prejuízo de R$ 7,3 milhões frente a lucro de R$ 137,4 milhões em 2022. A receita líquida do grupo em 2023 ficou em R$ 2,2 bilhões praticamente estável (-0,3%).
Um marco histórico para o Portobelo Grupo foi a inauguração de moderníssima fábrica nos EUA em outubro, onde a receita do último trimestre cresceu 15,7% e chegou a R$ 56,9 milhões.
Continua depois da publicidade
Segundo a companhia, a unidade americana já opera com 200 colaboradores e está focada em flexibilidade e produtividade para atender as demandas daquele mercado. A prioridade é manter um nível excepcional de serviços para atender a evolução do mercado e avançar nos próximos anos em crescimento e lucratividade.
No mercado brasileiro, o Portobello Grupo se destacou com o impulso da rede Portobello Shop, que tem 158 lojas no país. A rede faturou mais de R$ 1 bilhão em 2023, com crescimento de 12,7% frente ao ano anterior. Assim, respondeu por 42% da receita líquida da companhia.
Leia também
Contribuintes podem destinar valor milionário do IR para fundos da criança e do idoso em SC
Paulo Guedes e Deborah Secco serão palestrantes no 10º Empreende Brazil Conference
China habilita quatro unidades de carne de frango de SC para exportação
Veja os principais números do PIB catarinense de 2023
ADVB/SC inicia consulta para o prêmio Personalidade de Vendas de 2024