Porto Itapoá, um dos terminais mais modernos e que mais crescem no Brasil, contratou o executivo Ricardo Arten, com passagem em grandes portos, para o cargo de CEO. Ele sucede Cássio José Schreiner, que liderou o terminal desde 2017, período em que se consolidou como um dos mais importantes portos de contêineres do Brasil, alcançando mais de 1,2 milhão de TEUs por ano.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Engenheiro naval graduado pela Universidade de São Paulo, com passagem em grandes portos do Brasil em 25 anos de atuação, Ricardo Arten recebeu dos acionistas o desafio de continuar a expansão do Porto Itapoá. O plano é consolidar o terminal como um dos mais importantes na América do Sul.
Antes de assumir Itapoá, o executivo foi o CEO da Brasil Terminal Portuário, no Porto de Santos, por mais de cinco anos. Até maio de 2019, por sete anos, foi o diretor superintendente no Brasil da APM Terminals, que era concessionária do Porto de Itajaí e também atuou no porto do Rio de Janeiro. Em dezembro de 2023, ele foi homenageado com o título Profissional do Ano pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos (foto).
Ele assume Itapoá nesse período de novos desafios, com o frete marítimo internacional caro devido a conflitos em alguns países e o início, esperado para breve, da retomada de operações do Porto de Itajaí.
Continua depois da publicidade
O executivo Cássio Schreiner, além de liderar investimentos em expansão, também implantou mudanças de gestão no Porto Itapoá com destaque para inovação, gestão eficiente e sustentabilidade.
Leia também
Cidade da Grande Florianópolis terá bairro planejado com condomínios fechados
Banco Central eleva taxa Selic para 10,75% ao ano para conter pressão inflacionária
Agro lidera economia verde em SC e governo estuda venda de crédito de carbono