Forte nas exportações e nas importações, o Porto de São Francisco do Sul, no litoral Norte de Santa Catarina, registrou movimento recorde de cargas no primeiro semestre deste ano. O total movimentado alcançou 7,5 milhões de toneladas, 21% mais frente ao primeiro semestre de 2022, que chegou a 6,2 milhões de toneladas.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As exportações somaram nos seis primeiros meses do ano 4,4 milhões de toneladas. As cargas mais expressivas foram de soja, 3,1 milhão de toneladas, e de milho, 930 mil.

As importações totalizaram 3,1 milhões de toneladas no semestre. Como o terminal atende a ArcelorMittal Vega, 1,6 milhão foram de bobinas de aço. Fertilizantes ficaram em segundo lugar, com 1 milhão de toneladas.

– Graças ao trabalho eficiente de nossos operadores portuários e trabalhadores avulsos, somado à ação da administração do porto para assegurar a melhor condição de infraestrutura possível, a movimentação de cargas pelo Porto tem condições de crescer de modo planejado e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento da região e do Estado – afirmou o presidente do porto, Cleverton Vieira.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, o terminal é importante para a economia brasileira e vai ganhar ainda mais relevância com mais investimentos. Recentemente, o porto adquiriu três balanças para o novo acesso, no valor de R$ 1 milhão, enquanto o Terminal Graneleiro recebeu investimento de R$ 10 milhões em revitalização.

Leia também

Ministério da Agricultura fará missão ao Japão para tentar reabrir mercado ao frango de SC

Japão é o maior importador de frango de SC e essa é a primeira suspensão