Após alcançar a maior movimentação de cargas entre os portos catarinenses em 2023, com crescimento de 33%, o Porto de São Francisco, no município de São Francisco do Sul, litoral norte catarinense, se destaca por outros avanços. Manteve a liderança no movimento de cargas siderúrgicas entre os terminais públicos do país e alcançou o terceiro lugar nesse ranking quando são considerados também portos privados.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

Os dados são da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Em 2023, o Porto de São Francisco movimentou 3,6 milhões de toneladas de produtos siderúrgicos. Com esse resultado, seguiu líder nessas cargas entre os portos públicos, respondendo por 60% do total.

Além disso, alcançou a terceira posição entre os portos em geral no ano passado. Ficou atrás do Terminal Marítimo de Tubarão, no Espírito Santo, que movimentou 6,7 milhões de toneladas de itens siderúrgicos e do porto da multinacional alemã Thyssenkrupp, no Rio de Janeiro, que movimentou 3,8 milhões de toneladas.

– Em 2023, o Porto de São Francisco teve um aumento de 11% no desembarque destes produtos siderúrgicos com relação ao ano anterior, quando foram movimentadas 3,3 milhões de toneladas – destacou Cleverton Vieira, presidente do porto.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, do total movimentado em 2023, quase 2 milhões de toneladas foram de bobinas de aço que vêm da ArcelorMittal, do Espírito Santo, para a unidade Vega da empresa, em São Francisco. Elas são recebidas pelo terminal privado Tesc.

A outra parte, 1,6 milhão de toneladas, são produtos importados da China por empresas de Santa Catarina e de outros estados do Sul.

Leia também

Komprão abre loja em mais uma cidade da Grande Florianópolis

Vinícola de SC amplia produção de vinhos elegantes de altitude

WEG ajusta produção de aerogeradores conforme a demanda

Koerich entra no grupo das empresas bilionárias de Santa Catarina

Nova regra de ICMS para bebidas “quentes” vai beneficiar 311 mil empresas em SC

Fiesc relança a campanha Trabalhe na Indústria com portal para candidatos e vagas

Vem aí uma “autobahn” catarinense na região do litoral?