Dos cinco portos catarinenses, a maior movimentação de cargas em volume no ano de 2023 foi alcançada pelo Porto de São Francisco. O terminal registrou aumento de 34%, chegando ao recorde de 16,9 milhões de toneladas. Superou o melhor resultado anterior, que foi de 13,6 milhões de toneladas em 2021.

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As exportações responderam por 60% da movimentação de produtos no porto em 2023, totalizando 10,2 milhões de toneladas. A liderança ficou com grãos, somando 9,6 milhões de toneladas (5 milhões de toneladas de soja e 4,6 de milhões de milho). Óleo vegetal somou 250 mil litros e madeiras 196 mil toneladas.  

As importações somaram 6,7 milhões de toneladas. Foram 3,5 milhões de toneladas em bobinas e barras de aço e 2,8 milhões de insumos para fertilizantes.

– Os investimentos em infraestrutura, como a abertura de um novo acesso, além da capacitação dos colaboradores do Porto permitiram alcançar esse resultado histórico para São Francisco do Sul – destaca o presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira.

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Segundo ele, o ano de 2023 foi especial para o Porto de São Francisco, com atividade acima da média desde o início. Em janeiro, por exemplo, o movimento foi 46% maior que no mesmo mês de 2022, em maio superou 48% e novembro 35%, na comparação com os mesmos meses do ano anterior. O terminal é público e tem gestão estadual.

Crescimento de 71% em dezembro

No mês de dezembro, o Porto de São Francisco movimentou 1,6 milhão de toneladas, 71% mais do que o do mesmo mês de 2022, quando chegou a 938 mil toneladas. Esse foi o segundo melhor resultado do ano, atrás apenas de agosto, quando chegou a 1,8 milhão de toneladas.

Esse resultado acima da curva em dezembro está em linha com o que o terminal alcançou na maior parte do ano, após melhorar a infraestrutura e conseguir habilitação para exportar grãos para a China em maio.

Outro fator que colaborou para ampliar a movimentação de grãos nos últimos meses do ano foi o problema climático no hemisfério norte. Os Estados Unidos estão com dificuldades para retirar sua safra de grãos pelo canal tradicional, o Rio Mississipi. Além disso, o Canal do Panamá restringiu a movimentação de navios porque está com menos água devido à seca.

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Por isso, para manter seus estoques elevados de grãos, a China está comprando mais milho e soja do Brasil, que teve a safra recorde de 2022-2023. E o Porto de São Francisco também conseguiu novos clientes de outros estados, como Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás.

Investimento amplia atividades

Entre os investimentos feitos no último ano pelo terminal está a instalação de três novas balanças rodoviárias que facilitaram a entrada de caminhões. Antes eram apenas duas que atendiam 500 caminhões por dia.

Agora são cinco e a capacidade de atendimento subiu para 1,5 mil caminhões por dia. O acesso conta com sistema inédito de biometria por meio da leitura da palma da mão dos motoristas.

Outra novidade no ano de 2023 foi a maior abertura do porto para a comunidade. Por sugestão do governador Jorginho Mello, no segundo semestre o porto iniciou o Programa de Visitação, que possibilitou a mais de 500 pessoas fazerem visitas guiadas para conhecer as instalações e como funciona o fluxo portuário. A maioria dos visitantes veio de escolas públicas, associações empresariais, asilos e Apaes.

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