O terminal de contêineres do Porto de Imbituba volta a ter uma linha de transporte marítimo internacional a partir de agosto, que vai conectar o terminal com portos da América Central. Operadora do Tecon, a Santos Brasil fechou contrato com o armador CTM – Corporación de Transportes Marinos, do Panamá, por meio da agência marítima Poseidon Container Shipping.

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Desde 2019, quando tinha uma linha para a Ásia, que o Tecon Imbituba não conta com linha direta internacional, observa o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (Spaf), Beto Martins. O terminal é tradicional na movimentação de granel, com destaque para coque e madeiras, além de operar linha de cabotagem com cargas de contêineres de empresas do Sul do Estado.

– Nós temos um serviço semanal de movimentação de contêineres em Imbituba que atende cabotagem. Isso limita a região de não poder usar o seu porto porque tudo o que envolve mercado internacional tem que subir para Navegantes e Itapoá. Agora, o Sul passa a ter a oferta de uma linha internacional de contêineres. Esse navio tem como destino portos do Panamá, Colômbia e Cuba, porém, quando os navios vão para esses portos, que também são hubs, podem atender o Caribe e a América do Norte. É uma nova opção para o Sul do Estado, mas também para empresas de outras regiões – explica o secretário.

Ele destaca que o Porto de Imbituba é importante porque tem o maior calado (profundidade) entre os portos catarinenses e conta, ainda, com uma ferrovia regional. Diversas empresas usam a ferrovia para movimentar revestimentos cerâmicos, arroz e outros itens. Isso melhora a logística. Esse mercado pode ser atendido pela nova linha.

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Conforme o secretário, o terminal de Imbituba movimenta cerca de 7,3 milhões de toneladas por ano, o que é uma quantidade boa para o tamanho do porto. De gestão estadual, o terminal é administrado pela SCPar.

Segundo a secretaria, a nova linha terá navios X-press Moy, que farão escala a cada três semanas em Imbituba. Depois, se a demanda crescer, a empresa CTM prevê usar embarcações maiores, como o MV Theodor. Esses navios já fizeram viagens no primeiro semestre deste partindo de Imbituba com destino aos portos de Cartagena (Colômbia), Rio Haina (República Dominicana), e Mariel (Cuba). Nessas viagens, levaram do Sul de SC arroz, açúcar, óleo de soja, milho, congelados, produtos de higiene e limpeza.

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