Pesquisa mostra que São Paulo desbancou outras metrópoles mundiais e ficou em segundo lugar entre as cidades mais buscadas na internet por pessoas que desejam viajar. Em primeiro lugar ficou a cidade de Nang, do Vietnã, conforme dados do Google.
Continua depois da publicidade
O resultado não surpreende porque o governo de São Paulo está realizando uma ampla campanha de marketing sobre as atrações turísticas e a força econômica do Estado na CNN, principal emissora de TV com alcance global. De acordo com o secretário de Turismo de São Paulo, Vinicius Lummertz, a cidade foi a segunda que mais cresceu de 2018 para 2019 na soma de buscas nacionais e internacionais.
– Foi fruto da maior campanha publicitária já feita – maior do que as do Ministério de Turismo e Embratur – e teve três quartos pagos pela iniciativa privada: as companhias aéreas. Com a CNN, atingimos 122 países e, pela primeira vez, São Paulo fez campanha mundial.
Segundo informações do governo paulista, essa divulgação na CNN está recebendo investimento de R$ 4 milhões. O custo principal é bancado pelas companhias aéreas porque elas tiveram o benefício de redução de alíquotas de ICMS de 25% para 12% na compra de combustível de aviação.
A iniciativa do governador de São Paulo, João Dória, e do secretário de Turismo de SP, Vinícius Lummertz, também não surpreende porque os dois são entusiastas de campanhas de marketing no exterior, que acabam gerando resultados de curto, médio e longo prazo.
Continua depois da publicidade
Dória realizou iniciativas assim quando era presidente da Embratur no governo de José Sarney. Numa ocasião, levou até o Pelé para evento na Casa Branca, quando o "Rey do futebol" roubou a cena.
E Lummertz, quando era secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina no governo de Luiz Henrique da Silveira liderou a realização de campanha turística sobre o Estado na CNN, que teve a participação do sociólogo italiano Domenico de Masi.