Santa Catarina fechou o mês de novembro com a criação de 17.869 novos postos de trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). No ano, SC somou 205.480 vagas, mantendo firme a posição de terceiro maior gerador de emprego no Brasil, atras de São Paulo e Minas Gerais. O destaque em novembro foi o setor de serviços, impulsionado pelas boas expectativas do setor turístico e pela indústria.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os serviços somaram no Estado, no mês passado, 9.283 vagas. No ano, lideraram até agora com 80.977, seguidos pela indústria com 71.632 e o comércio, 33.322. Em Florianópolis, cidade que liderou a oferta de vagas em novembro, os segmentos de finanças, imobiliário, gastronomia, hospedagem estão entre os que mais abriram vagas.

O maior controle da pandemia, com o avanço das vacinas, ajudou a trazer mais confiança para as pessoas, que estão dispostas a usufruir serviços que antes evitavam, como de hotelaria, alimentação, beleza e saúde.

Como a incidência de Covid-19 caiu no Brasil e as restrições no exterior cresceram, a maioria optou por viagens nacionais nas férias. Por isso, a expectativa para a temporada turística é de elevada ocupaçao em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Em função disso, o presidente da Associação Brasileira de Bares, Restaurantes, Hotéis e Similares (Abrasel-SC), Raphael Dabdab, diz que o setor contratou mais para esse verão. Voltará a empregar 100 mil pessoas, como antes da pandemia, após queda de aproximadamente 40% das vagas no primeiro ano da doença. Os empregos temporários no setor vão predominar até o começo de fevereiro, quando as aulas terão início.

O bom ritmo da atividade industrial em todo o Estado, com a continuidade de investimentos, também aquece indiretamente o setor de serviços e boa parte dos demais setores em diversas regiões de SC.

No mês de dezembro, tradicionalmente, o saldo de empregos formais cai porque ocorrem demissões de trabalhadores temporários da indústria e comércio. Mas o setor de serviços segue gerando oportunidades.

Em janeiro, o mercado de trabalho no Estado tende a se normalizar, com mais atuação dos demais setores. Apesar de sinais de maiores dificuldades na economia do país, o saldo de emprego em SC deverá ser positivo no primeiro mês do ano.

Continua depois da publicidade