A primeira edição do SC Day, evento para impulsionar exportações de empresas catarinenses, será realizado entre segunda e quarta-feira desta semana pela Federação das Indústrias do Estado (Fiesc), em parceria com o governo estadual, em Santiago, no Chile. O objetivo é promover a economia e a indústria catarinenses ao mercado chileno, que é o quinto maior do Estado no exterior.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Entre os eventos previstos no SC Day está um encontro de lideranças de SC com empresários e líderes chilenos na manhã de terça-feira, que será aberto pelo presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Empresários, representantes do governo de SC e diplomatas também vão participar.

Segundo o presidente da Fiesc, o Chile tem renda per capita o dobro maior que a brasileira e é um grande importador. Embora já seja um parceiro importante de SC, pode comprar ainda mais. Além disso, empresas do Estado também podem comprar mais do Chile.

– Santa Catarina tem uma indústria muito diversificada, produz de tudo, faz produtos de qualidade, competitivos e pode vender para um país que importa praticamente tudo. Então, a nossa missão é ousar no sentido de substituir parte do que o Chile compra de outros países e até de outros estados brasileiros por produção catarinense. Isso pela proximidade, por sermos estados vizinhos, amigos. Nós recebemos muitos turistas do Chile e, então, dá perfeitamente para incrementar as exportações – destaca Mario Cezar de Aguiar.

Continua depois da publicidade

Mas ele acentua que os empresários de SC não vão apenas para vender. As empresas catarinenses podem, também, aumentar importações. O estado já tem tradição de comércio com o Chile porque compra 65% de todo o cobre que o Brasil importa do Chile. Para o presidente da Fiesc, o comércio pode aumentar para as duas partes. Em 2023, as exportações de SC ao Chile somaram US$ 582 milhões, e as importações do Chile pelo estado chegaram a US$ 1,8 bilhão.

– Este evento SC Day é uma experiência que a Fiesc está fazendo dentro da nossa diretriz de internacionalizar cada vez mais a nossa indústria. Estamos levando 25 indústrias de Santa Catarina para fazer rodada de negócios. Serão dois dias de rodadas. Estamos contando com a parceria do governo do Estado. O governador Jorginho Mello vai prestigiar esse evento e estamos prevendo outros – afirmou o presidente da Fiesc.

Além desse SC Day no Chile, a entidade planeja fazer outros eventos com esse perfil na Colômbia, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Estados Unidos, antecipou Mario Cezar de Aguiar.

De acordo com a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, toda a organização dessa missão, incluindo o agendamento de rodadas de negócios, foi toda feita pela própria federação, nesse desafio de colaborar para as empresas poderem fazer mais negócios internacionais.

Continua depois da publicidade

– Estamos bem entusiasmados com a participação dos empresários chilenos que confirmaram presença. Esperamos que efetivamente surjam bons negócios – disse Maria Teresa Bustamante.

Entre as empresas que confirmaram presença estão WEG, Whirlpool, C-pack, Bovenau, Nugali, Aurora Coop, Duas Rodas e Buddemeyer. Conforme a presidente da Câmara da Fiesc, serão mais de 60 executivos de empresas e estão encaminhadas cerca de 90 reuniões de negócios.

Na equipe do governo do Estado, também participam o secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck e o presidente da SCPAR Invest SC, Renato Lacerda. Entre as autoridades, estarão também o senador Beto Martins e o deputado estadual Mario Motta, representando os respectivos parlamentos.

Veja a programação da Fiesc:
18/11
 – Encontro com o embaixador brasileiro no Chile

19/11
8h30 – SC Day com apresentações de: 
– Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar
– Embaixador do Brasil no Chile, Paulo Roberto Soares Pacheco
– Presidente SOFOFA, Rosario Navarro
– Executivo do Conselho Empresarial Brasil-Chile
– Executivo da Duas Rodas
– Executivo da WEG
12h30 – Palestra/almoço com o diplomata Marcos Troyjo
14h40 – Rodadas de negócios e visitas a empresas

Continua depois da publicidade

20/11 – Rodadas de negócios e visitas a empresas

Leia também

Jorginho Mello vai ao Chile para evento da indústria de Santa Catarina e outras reuniões

SC Day da Fiesc no Chile terá participações de Jorginho Mello e embaixador do Brasil

Exportações de SC crescem 23% em outubro, mas seguem menores que em 2023