Santa Catarina e, em especial a Universidade Estadual de SC (Udesc), celebram nesta quarta-feira, 16 de outubro, os 60 anos da antiga Escola Superior de Administração e Gerência – atual Centro de Ciências de Administração e Socioeconômicas da Udesc, que mantém a tradicional marca Esag. A instituição se destaca por ter dois dos seus cursos de graduação – administração e economia – com nota 5, a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); e um terceiro, de administração pública com nota 4. Esse é resultado de um alto padrão de ensino adotado no início, que vem se aprimorando e tem continuidade até os dias atuais, explicam professores participantes desse processo.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
A alta qualidade do ensino, que começou no primeiro curso de administração, noturno, no Centro de Florianópolis, foi buscada e conquistada principalmente com uma parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), de São Paulo, para formar professores. Quem firmou esse acordo foi o professor Antenor Naspolini, primeiro diretor eleito da Esag, dois anos após a fundação da mesma. Segundo o atual diretor, professor Marcus Tomasi, essa alta qualidade da formação se mantém até hoje.
De acordo com Antenor Naspolini, hoje professor aposentado da instituição, que trabalha em Fortaleza, Ceará, o curso da Esag foi o primeiro de administração da Região Sul. Era noturno e enfrentava falta de professores. Então ele solicitou apoio para a Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo e foi convidado pelo então diretor daquela instituição, o ex-ministro Bresser Pereira, para fazer um estágio de uma semana lá.
– Passei uma semana na FGV, circulando em todos os departamentos, falando com professores, conhecendo a estrutura. Aí convidei o vice-diretor da instituição para ministrar um curso em Florianópolis. Desse curso nasceu um convênio com a FGV para formar professores em nível de pós-graduação com o seguinte acerto: os três melhores alunos nossos, formados na Esag, teriam matrícula direta na fundação para fazer pós-graduação e retornar como professores. Anualmente, mandamos os três melhores alunos e, com isso, formamos um grupo de professores na melhor faculdade do Brasil de pós-graduação – conta Antenor Naspolini, que está em Florianópolis para os eventos de 60 anos da Esag.
Continua depois da publicidade
O atual diretor da Esag, Marcus Tomasi, que é ex-reitor da Udesc, questionado sobre como a instituição mantém o elevado padrão de ensino, ele destacou que a cultura da alta qualidade da educação, que veio daquela parceria com a FGV, se mantém até hoje com outras ações. Uma delas é a elevada qualificação dos professores.
– Os nossos cursos de administração, administração pública e ciências econômicas (criado há 16 anos) são os melhores cursos da Região Sul nas respectivas áreas, segundo o MEC. Os de administração e ciências econômicas são nota 5 e o de administração pública, nota 4 – destaca Marcus Tomasi.

Sgundo ele, o que mantém essa qualidade da Esag é que a instituição segue até hoje um lema do início das atividades: “escola, empresa e comunidade”. Nos últimos anos, a Esag também está trabalhando fortemente o empreendedorismo porque é por meio do empreendedorismo que se gera renda e emprego.
Continua depois da publicidade
A universidade tem uma incubadora e uma aceleradora de empresas. Conta, atualmente, com quatro empresas incubadas e oito em processo de aceleração.
– Para se ter ideia, existem 1.600 empresas juniores (empresas de estudantes universitários) no Brasil. A nossa é uma das oito melhores do país, está no grupo das que faturam acima de R$ 1 milhão por ano com serviços de consultoria que prestam ao mercado. Os estudantes usam esses recursos para se capacitarem ainda mais porque a empresa júnior é sem fins lucrativos e eles não podem se remunerar – explica o diretor da Esag.
Outro destaque atual da Esag são os intercâmbios internacionais. A instituição conta com nove disciplinas ministradas no idioma inglês. Essas aulas são para estrangeiros que participam do intercâmbio. Neste semestre, serão 40 alunos do exterior frequentando essas aulas. Eles fazem um semestre aqui e alunos da Esag também estudam um semestre no exterior.
O diretor informa que, atualmente, a Esag conta com 1.600 alunos. Além das graduações, conta com mestrado e doutorado em administração. A instituição já solicitou aprovação junto ao Ministério da Educação (MEC) a aprovação do mestrado em ciências econômicas.
Continua depois da publicidade
Na integração com a comunidade se destaca o trabalho da Fundação Esag, que era o antigo Instituto Técnico de Administração e Gerência (Itag), que apurava o Índice de Custo de Vida. A fundação presta serviços e tem remuneração. É assim desde o início.
De acordo com o professor Antenor Naspolini, o terreno no bairro Itacorubi onde estão instaladas a Udesc e a Esag foi adquirido totalmente com recursos provenientes de serviços prestados pela Esag para entidades públicas e privadas. A manutenção dos professores que faziam pós-graduação em São Paulo na FGV também era com recursos de serviços prestados.
Entre os ex-alunos de administração da Esag mais famosos estão o senador e ex-governador Esperidião Amin, o ex-governador Paulo Afonso Vieira, o prefeito de Florianópolis Topazio Neto, o diretor financeiro do BRDE e ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinübing, os irmãos empresários Valério e César Gomes do Grupo Portobello, a empresária Ester Macedo, cofundadora da Macedo Alimentos, e o empresário Arnaldo Glavan, CEO do Grupo AG Capital.
O empresário Dilvo Tirloni, ex-presidente da Associação Empresarial de Florianópolis, foi um dos alunos que cursaram pós-graduação na FGV e, depois, foram professores da Esag. Tirloni é um dos defensores do modelo de ensino Esag até hoje.
Continua depois da publicidade
Entre as comemorações dos 60 anos da instituição, nesta terça-feira, às 16h, haverá na instituição uma mesa-redonda com egressos dos cursos e, às 18h, inauguração do Marco dos 60 anos. No dia do aniversário, esta quarta-feira, às 17h, haverá uma cerimônia comemorativa no Espaço Fesag (Aquário).
Leia também
Udesc comemora 60 anos da Esag com livro, filme, mesa-redonda e celebração
Empresa manezinha de tecnologia expande e quer investir R$ 50 milhões em cinco anos
Ícone da publicidade mundial, Washington Olivetto inspirou matéria premiada da NSC
Oktoberfest e show de Paul McCartney aumentam número de voos para SC
WTC promove Santa Catarina para o mundo em camarote VIP na Oktoberfest
Presidente do conselho da WEG Décio da Silva recebe o título de Engenheiro do Ano
Florianópolis é a cidade mais criativa do Brasil, mostra novo índice da ESPM