Os moradores da Região Sul são os mais satisfeitos do Brasil com os bairros onde vivem, mas 31% informam que gostariam de mudar de endereço. Numa escala de zero a 10, eles deram nota média de 7,9 para onde habitam atualmente. É isso que mostra o Censo QuintoAndar de Moradia, pesquisa feita pelo Instituto Datafolha em outubro do ano passado, que ouviu 3.186 pessoas com mais de 21 anos no Brasil.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O mais importante para os brasileiros, segundo a pesquisa, é ter uma casa própria e uma profissão. Essas duas prioridades receberam as notas mais altas, 9,7. Em terceiro lugar veio estabilidade financeira com 9,6; depois, ter uma família, com 9,4; e ter um plano de saúde, com 9,2, mostrou o censo exclusivo da QuintoAndar. 

Ainda sobre a atual casa própria, a pesquisa também apurou que os sulistas deram nota média de 6,9 para os serviços urbanos oferecidos. A nota média no país, para essa pergunta ficou 6,6. Para os moradores do Sul, serviços importantes tiveram notas mais baixas como segurança (nota 6,9), opções de transporte (6,9) e calçadas conservadas (6,8).

No Sul, os entrevistados deram notas maiores para os serviços de coleta de lixo domiciliar (8,6), escola próxima (8,3), iluminação das ruas (8,0), oferta de comércio (8,0), coleta de lixo reciclado (7,9), limpeza das ruas (7,5) e ambiente silencioso (7,1).

Continua depois da publicidade

Na avaliação do gerente de Dados da plataforma QuintoAndar, Thiago Reis, o levantamento indicou oportunidade no mercado de imóveis pelo fato de até 36% dos moradores do Sul terem manifestado interesse em trocar de endereço. Os principais motivos para a mudança são projetos pessoais, característica do imóvel atual, má localização, desejo de mudança e preço alto.

A QuintoAndar é a maior plataforma para moradias da América Latina. Atua com serviços digitais com serviços de locação, compra e busca de imóveis.

Apesar da crescente verticalização das cidades, 88% dos brasileiros ainda vivem em casas. Apenas 12% residem em apartamentos, mostrou o levantamento.

Animais de estimação em 60% dos lares

Os animais de estimação seguem alta, mostrou o Censo QuintoAndar. Seis de cada 10 lares possuem um pet. A maioria escolhe cachorro (47%), gatos vêm em segundo lugar com 22%, seguidos por pássaros 5%. Peixes, tartarugas, galinhas, coelhos, ratos e Hamster apareceram com 1% cada, respectivamente.

Continua depois da publicidade