A melhora na economia brasileira no primeiro semestre deste ano, puxada principalmente pelo agronegócio e serviços, elevou os resultados de pequenas empresas de Santa Catarina. De acordo com a pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae Nacional em parceria com o IBGE, 35% das micro e pequenas empresas (MPEs) do Estado registraram no mês de julho faturamento superior ao do mesmo mês de 2022.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O mesmo levantamento revelou que em abril deste ano, 25% das empresas tinham faturado mais do que no mesmo mês do ano anterior. Isso mostra que o resultado de junho teve 10 pontos percentuais a mais frente ao anterior.
Olhando para as dificuldades, a mesma pesquisa mostrou que em julho 34% tiveram queda de faturamento frente ao mesmo mês de 2022. Em abril, 45% tinham enfrentado retração do faturamento, o que significa um contingente bem maior com receita baixa há três meses.
– As micro e pequenas empresas são a principal força motora do país e no nosso Estado não é diferente. Elas representam 99% de todos os CNPJ e respondem por aproximadamente 7 em cada 10 novos empregos formais. A melhora no nível de faturamento demonstra que estamos no caminho certo – destacou Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.
Continua depois da publicidade
Ainda segundo a pesquisa Pulse de julho, para 36% dos donos de pequenas empresas, a falta de clientes é a principal dificuldade para seguir com o negócio aberto. E para 27%, o maior obstáculo para manter a empresa aberta são os custos elevados. Em abril, 29% tinham essa dificuldade.
Outro obstáculo importante para dar continuidade aos negócios é o endividamento. O Sebrae apurou que em Santa Catarina 38% das micro e pequenas empresas têm dívidas pagas em dia. Já 20% estão endividadas e não têm conseguido pagar nos prazos.
Mas a sondagem mostrou também que quem está com as contas em dia segue investindo. Entre os entrevistados, 52% informaram que suas empresas fizeram investimentos em máquinas, itens de informática ou em área física no segundo trimestre do ano.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC
Continua depois da publicidade
Leia também
Varejista Koerich investe em produtos do setor de alimentos; entenda
Santa Catarina terá um novo porto no litoral sul
Rota da Seda da China pode ter link com Florianópolis, avalia Lummertz
Dos dotes de príncipes à educação: o que disse o prefeito sobre Joinville nos EUA
Acordo Mercosul-EU pode ser finalizado este ano, dizem especialistas na Alesc
Tecnologia da Sankhya acelera negócios das empresas Neoprene e Vabene
Prefeito de Joinville apresenta a cidade em evento do Lide nos Estados Unidos
Por que Florianópolis lidera índice da bilionária economia criativa