O primeiro trimestre do ano foi de investimentos e vendas em alta para pequenas empresas de Santa Catarina, de acordo com a Pesquisa de Tendência dos Pequenos Negócios realizada pelo Observatório de Negócios do Sebrae Santa Catarina. A pesquisa apurou que de cada 10 empresas, quatro fizeram investimentos, 36,9% do total enquanto no mesmo período do ano passado, 28,2% investiram.
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O levantamento apurou também que no primeiro trimestre deste ano, 26,2% dos pequenos negócios registraram crescimento de vendas frente ao último trimestre do ano anterior. O resultado foi melhor do que o mesmo trimestre do ano passado, quando 22,9% das empresas faturaram mais que o trimestre anterior.
O levantamento ouviu 808 empresários, sendo um grupo de Microempreendedores Individuais (MEI), outros empreendedores de Microempresas (ME) e mais um de Pequenos Empresas (PE). Também foram consideradas as regiões da Foz do Itajaí, Grande Florianópolis, Meio Oeste, Norte, Oeste, Serra, Sul e Vale do Itajaí.
– Historicamente os primeiros três meses do ano são menos positivos para os pequenos negócios em Santa Catarina, principalmente porque vêm na sequência do final de ano, em que as vendas das pequenas empresas ficam aquecidas pelas festas e datas celebrativas, associadas à injeção de capital no bolso do consumidor com o 13º salário. Mesmo com esse cenário, em 2024 registramos um primeiro trimestre com significativa melhora em relação ao passado – comentou o analista de dados e coordenador do Observatório, Cláudio Ferreira.
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Sobre o perfil de quem buscou crédito no primeiro trimestre, a pesquisa apurou que 55,4% tinham registrado aumento de vendas e 38,8% eram indústrias e 45,9% tinham negócios mais estruturados. Segundo Cláudio Ferreira, empresas que fazem investimentos têm melhores resultados.
A decisão de investir mostra confiança no futuro. Para o segundo trimestre, 45,6% dos entrevistados informaram que estavam prevendo maiores vendas frente ao trimestre anterior. Esse grupo de otimistas é quase 20% maior do que os que previram mais negócios para o primeiro trimestre.
No primeiro trimestre, a maioria dos pequenos negócios tem redução de vendas frente ao último trimestre do ano. É o impacto da sazonalidade porque o último trimestre do ano é forte e no primeiro mês do ano, muitas empresas concedem férias.
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