Depois de conquistar espaço consistente no mercado brasileiro de cervejas e participar do programa Go To Market, do Sebrae Santa Catarina, duas pequenas cervejarias do Estado iniciaram exportações. A Dom Haus, de Araquari e a Königs Bier, de Jaraguá do Sul, fizeram os primeiros embarques para o Chile. A Dom Haus, que é parceira na produção da cervejaria Killbrew, de Florianópolis, aproveitou para exportar também uma cerveja da marca da Ilha de SC.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Esses embarques representam a primeira exportação de micro e pequenas cervejarias catarinenses. Elas começaram a participar em 2021 do programa de incentivo à internacionalização Go To Market, desenvolvido pelo Sebrae/SC em parceria com a Federação das Indústrias do Estado (Fiesc). Desde que começou, em 2020, o programa foi ministrado para executivos de 4 mil pequenas empresas.

Ao identificar o potencial das cervejarias artesanais de SC, o gerente de internacionalização do Sebrae e gestor do Go to Market, Filipe Gallotti, e a gestora pela Fiesc, Maria Teresa Bustamante, decidiram promover rodada virtual de negócios para exportar e deu certo. Os participantes conversaram com importadores do Chile, Uruguai, Paraguai e Espanha.

Fundada em 2014 pelos executivos Rafael Zogbi Corona, Felipe Pazon e Sergio Rinaldi em Araquari, a Dom Haus produz cervejas artesanais, drinks e energético que estão presentes em grandes redes brasileiras de supermercados. Segundo Rinaldi, a lista inclui Pão de Açúcar, Angeloni, Imperatriz, Giassi e outros. A cervejaria atende também pequeno varejo em SC e São Paulo.

Continua depois da publicidade

O empresário disse que viu no Go to Market uma oportunidade para alcançar especialização e iniciar a jornada de internacionalização da empresa. No primeiro embarque os sócios incluíram os produtos de maior sucesso como a cerveja Dom Hanks, medalha de ouro no Concurso Brasileiro de Cervejas de 2022 e a Dom Casmurro, medalhista da Brasil Beer Cup de 2021. Da parceira Killbrew, embarcaram a Hoppy Revolution, prata no Concurso Brasileiro de 2021.

– Acreditamos que a parceria com esse importador do Chile será um ótimo relacionamento, porque é um parceiro muito qualificado e com operações em outros países, que poderá abrir portas para nós. Acredito que será um case de sucesso, além de toda a experiência que vamos adquirir no processo – disse Rinaldi.

Também estreante no mercado internacional com exportações para o Chile, a Königs Bier é uma empresa familiar do casal Ivan e Rúbia Torres e do filho Dennis Torres. Com 15 anos de trajetória, ela elabora atualmente 12 estilos de cervejas e trabalha muito com delivery, supermercados e eventos. É também a primeira cervejaria de Jaraguá do Sul a conquistar prêmios.

Antonio Carlos Mafalda, Divulgação
Dennis Torres, com os pais Ivan e Rúbia, junto a um dos pallets da exportação (Foto: Antonio Carlos Mafalda, Divulgação)

“É a nossa primeira experiência exportando e não tenho dúvidas de que o Go to Market nos deu um suporte muito grande, com relação ao comércio exterior. No programa, conseguimos entender a dinâmica para fora do país, ele nos ensinou e mostrou que temos que estar diariamente nos atualizando para exportar – comentou Dennis Ivan Torres, um dos sócios.

Continua depois da publicidade

Para Flipe Gallotti, do Sebrae, essa primeira exportação de pequenas cervejarias é importante porque mostra ao empresário de pequenos negócios que é possível internacionalizar. Segundo ele, o programa Go to Market colabora para que as pequenas empresas aumentem sua competitividade e acesso ao mercado nacional e a internacionalização se torna uma consequência.