Uma das agendas da missão do governo do Estado e da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) no Chile, paralelamente ao SC Day, foi reunião com representantes da multinacional austríaca Kapsch TrafficCom, que atua com tecnologia para pedágio digital por quilômetro rodado, o free flow no Chile e em outros países. A expectativa é de que esse tipo de cobrança deve avançar de forma acelerada no Brasil, estimou o vice-presidente de consultoria de soluções da empresa para a América Latina, Carlos Wiedmaier.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
– O pedádio digital free-flow começou primeiro na Austrália, depois Chile, Europa e Estados Unidos. Hoje, nos Estados Unidos, tudo é free flow. No Chile também. E, agora, estamos pensando em crescer muito rápido no Brasil – disse Carlos Wiedmaier para a comitiva catarinense.
Participaram da reunião na tarde desta segunda-feira o governador Jorginho Mello, o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar demais integrantes da comitiva de SC. Eles foram recebidos por Carlos Wiedmaier, pelo vice-presidente da Kapsch na América Latina Ramiro Virreira Monroy e pela assessora para assuntos institucionais da companhia, Marianne Feldmann.
Entre as vantagens desse pedágio está a redução nos engarrafamentos, no número de acidentes e no fato de cobrar por quilômetro rodado de todos os usuários. O desafio é fazer com que a maioria dos usuários de rodovias aceite esse tipo de cobrança e aprová-la.
Continua depois da publicidade
No Brasil, o primeiro pedágio digital começou a ser cobrado em São Paulo pela CCR em 2023. Foi em parceria com a Kapsch. Segundo a empresa, outras operadoras de pedágio no país já têm conversas para o uso da tecnologia.
O governador Jorginho Mello disse que o plano é adotar esse modelo de cobrança em novas rodovias concedidas à iniciativa privada. Uma delas é a Via Mar, que está em fase de projeto para ser construída na região do litoral Norte de Santa Catarina.
Também acompanharam a reunião os demais integrantes da comitiva do governo de SC: o secretário de Estado de Articulação Internacional e Projetos Especiais, Paulo Bornhausen, o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o presidente da SCPAR Invest SC, Renato Lacerda. O senador Beto Martins e o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse que acompanham o SC Day também estiveram na reunião.
Leia também
SC Day incentiva internacionalização de empresas de Santa Catarina
Governador propõe rota aérea ao exterior e empresa sugere fazer combustível verde
Por que a Fiesc escolheu o Chile para o primeiro SC Day voltado à exportação
Jorginho Mello vai ao Chile para evento da indústria de Santa Catarina e outras reuniões
SC Day da Fiesc no Chile terá participações de Jorginho Mello e embaixador do Brasil