Líder global em pagamentos digitais entre países, a multinacional americana PayPal investe constantemente em tecnologias que facilitam a conclusão de vendas por empresas de todos os portes. Uma das novas soluções que vem adotando com sucesso nos Estados Unidos é o Buy Now, Pay Later (compre agora, pague depois), um tipo de parcelamento comum utilizado no mercado Latino.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
As informações são da Head Global Customer Services/Senior Director do PayPal, Ana Paula Kagueyama, que concedeu entrevista para a coluna no lançamento do primeiro grupo global do World Trade Center Woman (WTC Woman), realizado em Jurerê Internacional, Florianópolis, dia 09 deste mês.
Segundo ela, o PayPal está presente em mais de 200 países e opera em mais de 25 moedas. Oferece carteira digital com serviços para facilitar as transações financeiras globais de empresas de todos os portes, desde um grande grupo de empresas até um produtor individual de artesanato exclusivo.
– A gente sabe hoje que o momento mais crítico da venda é quando o cliente está com o seu carrinho de compras e precisa achar o cartão de crédito ou precisa encontrar os dados do login para concluir uma compra. Por isso a gente desenvolve produtos como o One Touch, que permite que o cliente faça login automaticamente em seu telefone, tablet ou computador para um checkout mais rápido em sites elegíveis – explica Ana Paula.
Continua depois da publicidade
A executiva afirma que um dos principais focos das equipes de pesquisa e desenvolvimento da companhia no mundo é o uso de tecnologias, de inteligência artificial, para reduzir o esforço dos clientes na hora de finalizar as compras.
Se o cliente precisa sair da frente do computador para encontrar os dados do login para realizar a compra, há risco de que desista de comprar.
O compartilhamento de boas práticas entre países também é adotada pelo PayPal para ampliar negócios e facilitar a vida dos consumidores. Por isso, o modelo de pagamentos de venda a prazo, que faz tanto sucesso no Brasil e no México, está sendo “exportado” para os Estados Unidos pelo modelo de pagamento Buy Now, Pay Later. Conforme Ana Paula, o lançamento lá foi há 18 meses e segue com forte expansão.
O PayPal conta com serviços abertos para todos que buscam soluções digitais para fazer negócios no Brasil e no exterior. A vantagem em operar com uma plataforma digital é a facilidade para fazer e receber pagamentos.
Continua depois da publicidade
– Qualquer pessoa física, qualquer pessoa jurídica pode ter uma conta Paypal para comprar e receber pagamentos. Para o vendedor, existem tarifas mas não há tarifas para quem compra usando PayPal– explica a executiva.
Atualmente, além de responsável pelas operações e atendimento ao cliente em toda a América Latina, Ana Paula também é a líder global de operações da Xoom, um serviço do PayPal que permite enviar dinheiro para contas bancárias no exterior.
O serviço do PayPal que opera no mundo inteiro é o de carteira digital para negócios. A executiva cita como exemplo o de um produtor de artesanato do Brasil que queira vender no exterior seus produtos. Ele pode comprar digitalmente alguns materiais e exportar seus produtos ao redor do mundo, recebendo os valores em reais por meio da sua conta PayPal.
Como as transações envolvem também serviços, um dos segmentos que são fortes usuários do PayPal são as organizações não governamentais (ONGs). Quando ocorrem situações de desastres naturais ao redor do mundo, uma ONG que tem conta na plataforma pode receber recursos de qualquer país, explica a executiva.
Continua depois da publicidade
Sobre o desempenho da empresa no Brasil, ela informa que na pandemia houve um boom de vendas. Depois, foram feitas adaptações e os resultados têm sido crescentes. O avanço de grandes empresas de e-commerce do Brasil no uso do Paypal para processar transações tem ajudado nos resultados.
Quem é Ana Paula Kagueyama
Uma das principais executivas da América Latina, Ana Paula Kagueyama é graduada em contabilidade, com pós-graduação na Fundação Getúlio Vargas e Fundação Amaro Álvares Penteado, de São Paulo.
Casada, uma filha, ela atuou em pequenas empresas, no Bank Boston, Itaú Personalité e Santander antes de integrar a equipe do PaypPl em 2010. As principais influências para o setor financeiro vieram dos pais.
– Sou filha de um contador e de uma mulher que trabalhou nos anos de 1980 e 1990 na área financeira, trabalhou alucinadamente fechando balanços. Eu cresci com uma referência muito forte feminina da minha mãe, que era mulher extremamente focada e workaholic – conta Ana Paula.
Continua depois da publicidade
No lançamento do WTC Woman, ela citou exemplos e trocou ideias com empresárias e executivas presentes. Disse que considera importante as mulheres serem colaborativas entre si porque enfrentam os mesmos desafios e que usa um pouco da referência masculina para o feminino na carreira. Para ela, ter foco é uma das principais referências nesse caso.
Leia também
Floripa Sustentável e Topázio defendem plano diretor para inclusão social
Saiba quem são os líderes de empresas em SC que estarão com Lula na China
Unisul inaugura em Palhoça Centro Integrado de Saúde com 76 consultórios
Serviços lideram crescimento da economia de São José, cidade que celebra 273 anos
Controladoria de SC divulga a servidores normas para evitar problemas de integridade
Túnel subaquático vai ligar Itajaí a Navegantes e passará por baixo dos navios