Um dos destaques da Gulfood, uma das maiores feiras de alimentos do mundo realizada na última semana, em Dubai, foi degustação do prato típico islâmico shawarma, feito com cortes de carne de frango e de pato halal de Santa Catarina. A iniciativa foi da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e da Apex Brasil, para promover produtos brasileiros. A única expositora do país de proteína de pato foi a Villa Germânia, de Indaial. A estimativa da ABPA é de que a mostra abriu negociações para exportações de US$ 1 bilhão em 12 meses por empresas brasileiras.

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A ação de degustação integra promoção desenvolvida pela ABPA e Apex que laçaram nos últimos anos selos para promover produtos brasileiros: Brazilian Chicken (proteína de frango), Brazilian Egg (ovos), Brazilian Duck (pato) e Brazilian Breeders (genética). Foram servidos mais de 6.000 shawarmas e 1.000 omeletes para 2,8 mil pessoas que estiveram na mostra, informou a ABPA.

shawarma é um prato típico islâmico, preparado com carne de pato e de frango, num espeto
shawarma é um prato islâmico, preparado com carne de pato e de frango, num espeto (Foto: ABPA, Divulgação)

As 20 agroindústrias brasileiras que participaram em conjunto com as entidades fecharam contratos com diversos mercados, que superaram US$ 50 milhões. Um deles foi venda de pato halal (produzido nos padrões da religião muçulmana) pela Villa Germânia à empresa do Catar que está preparando estoque para a Copa do Mundo, de 21 de novembro a 18 de dezembro deste ano, naquele país, informou o vice-presidente da empresa, Marcondes Moser. O valor do contrato é de R$ 8 milhões para este ano.

– Estamos avançando com estratégia de marca própria de um cliente para avançar em mercados de grande consumo de pato, como o Egito. Até então, a gente não conseguiu entrar. O consumo de pato faz parte da cultura do Egito – explica Moser.

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A Villa Germânia busca novos mercados para seguir crescendo de forma acelerada. Conforme o empresário, no ano passado a receita da empresa cresceu 95% e, para este ano, a meta é expansão de 40%. Na Gulfood, a empresa também conversou com potenciais importadores do Japão e Cingapura, mercado hoje atendidos por fornecedores asiáticos, mais competitivos.

Especializada em proteína gourmet, a Villa Germânia está negociando com outros mercados interessados em frango orgânico, codornas e produtos especiais, revelou Moser. Um novo nicho em vista é a produção de Corn Flake Chicken, uma ave tradicional da França, alimentada somente com milho. Com apoio da ABPA, empresa catarinense negocia habilitação da planta de Indaial para exportar à Europa.

O presidente da ABPA, Ricardo Santin, que acompanhou o evento, destacou o fato de a Gulfood ter sido a única grande mostra internacional a seguir o calendário sem interrupções apesar da pandemia. Isso porque definiu protocolo de prevenção, que foi seguido pelos expositores.

– Este ano, havia um clima de forte retomada da participação no evento de Dubai, o que se comprova pelos números de negócios e pelo serviço de pratos em nossa área gastronômica. São resultados importantes em um momento em que produtores buscam expandir a atuação internacional do setor brasileiro como forma de superar os desafios impostos pelas altas nos custos de produção – comentou Santin.

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